Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Licença-maternidade: autônomas agora têm benefício com apenas uma contribuição ao INSS; entenda

Antes, essas seguradas precisavam ter feito ao menos dez pagamentos mensais. Regra também mudou para agricultoras e mulheres que não exercem atividade remunerada, mas contribuem com a Previdência.

há 22 dias

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal ( STF) ampliou o direito à licença-maternidade de trabalhadoras autônomas, produtoras rurais e mulheres que não exercem atividade remunerada, mas recolhem o INSS.

As seguradas não vão mais precisar do chamado período de carência para obter o benefício, ou seja, ter feito pelo menos dez contribuições previdenciárias mensais.

Agora, basta ter contribuído no último mês, da mesma forma que ocorre com trabalhadoras com carteira assinada e empregadas domésticas, explica a advogada Bianca Carelli, especialista em direito parental da consultoria Filhos no Currículo.

“Antes, essas mulheres tinham que ter dez contribuições para receber o auxílio-maternidade. Então, precisavam se planejar pelo menos um mês antes de engravidar, para começar a recolher. Só que a mulher pode não saber ao certo quando vai engravidar, o bebê pode antecipar, então a conta não é exatamente matemática”, diz.

Além das mulheres que recolheram o INSS no último mês antes da licença, têm direito ao benefício aquelas que estão no chamado "período de graça": quando a pessoa, mesmo depois de um tempo sem fazer os pagamentos, ainda tem cobertura por causa de contribuições anteriores ou demais regras da previdência, segundo a especialista.

👩‍🍼 A licença-maternidade garante à mulher um afastamento de 120 dias do emprego, sem prejuízo do salário, e pode começar a partir do dia do parto ou até 28 dias antes, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho ( CLT).

Esse salário no período de afastamento é pago pelo INSS, que faz uma média do que a segurada recebeu nos últimos 12 meses para calcular o benefício.

Qual será o salário no caso específico?

No caso de quem contribuiu apenas uma vez, o valor pago pelo INSS costuma ser o equivalente ao último salário. No entanto, as regras para o novo grupo de mulheres contemplado na decisão ainda vão ser definidas.

“Já teve a aprovação em plenário (do STF), então está em vigor. Mas, normalmente, a União entra com recursos para esclarecer alguns pontos da decisão que ficam obscuros, e aí sim ela vai ser publicada com todas as regras”, explica a advogada Silvia Monteiro, sócia e especialista em direito trabalhista do Urbano Vitalino Advogados.

Ficou com dúvida? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.

Me siga nas redes sociais para mais artigos como esse.

Instagram: @felixbrito_adv

LinkedIn: Félix Brito dos Santos Neto

Jusbrasil: Félix Brito Artigos

WhatsApp: (11) 95382-9819

Site: felixbritoadvogado.com.br

FONTE

G1

https://g1.globo.com/trabalhoecarreira/noticia/2024/04/07/licenca-maternidade-autonomas-agora-tem-...

  • Sobre o autorAjudando você com seus direitos.
  • Publicações76
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-maternidade-autonomas-agora-tem-beneficio-com-apenas-uma-contribuicao-ao-inss-entenda/2324593012

Informações relacionadas

Mikaelle Tavora, Estudante de Direito
Notíciashá 22 dias

Direito ao nome

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciashá 22 dias

Vendedora consegue anular pedido de dispensa durante gravidez sem homologação sindical

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 22 dias

Fim da aposentadoria compulsória como pena para juízes é bem recebida

Bruno Fuga, Advogado
Notíciashá 22 dias

O administrador não sócio da empresa

Julian Scano, Advogado
Artigoshá 21 dias

A fiança nos contratos de locação.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)