Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Licença Simplificada vale agora para toda a construção civil

Antes exclusiva do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), a Licença Simplificada vale para qualquer empreendimento do setor de construção civil que se encaixe em critérios como impacto e área

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Por Andreh Jonathas*

Conforme a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o objetiva da LS é sintetizar o processo de autorização das obras ou empreendimentos que, por seu grau de impacto e porte, não exijam procedimentos nem estudos de maior porte. Antes, servia apenas a projetos do programa Minha Casa Minha Vida.

Em 2014, no período anterior à Portaria, foram emitidas 70 Licenças Simplificadas, todas relacionadas ao MCMV. Após a Portaria, a Seuma recebeu 11 pedidos de Licença Simplificada (que não são do MCMV), estando os processos em análise no órgão, informou a Secretaria.

Critérios da LS

Conforme o documento, poderão ser submetidas à LS atividades consideradas de baixo impacto e/ou de pequeno porte. “Desde que, a partir da análise Ficha de Caracterização, seja constatado seu baixo Potencial Poluidor Degradador (PPD)”.

Serão avaliados quatro critérios: o porte; o grau de impacto decorrente da operação; a localização e o tipo de atividade. Ainda conforme o documento, a LS não exclui a obrigatoriedade de solicitação de autorização para a supressão vegetal, licenciamento para o manejo de animais, assim como outras licenças e autorizações, quando necessário for.

O texto da Portaria 19/2014 - base para a nova Lei de Licenciamento Ambiental, que substituirá a legislação atual -, já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza (Comam). Segundo a Seuma, o texto passará por ajustes na Procuradoria Geral do Município (PGM) e seguirá para avaliação da Câmara Municipal de Fortaleza.

O outros tipo de licença ambiental é a Regular, que exige Licença Prévia, Licença de Instalação e, quando for preciso, Licença de Operação. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, o mais importante é ter regras mais claras e objetivas.

“Havia interpretações subjetivas e insegurança jurídica grande para ambas as partes. A nova lei será mais restritiva em relação aos licenciamentos, mas mais clara, dá critérios mais objetivos”, opina André.

José Carlos Gama, vice-presidente do Sinduscon-CE, também ressalta a clareza das regras. O capítulo V da Portaria trata especificamente da construção civil.

NÚMEROS

70

Licenças Simplificadas foram emitidas em 2014 até junho

11

Licenças Simplificadas foram requeridas de julho a agosto

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3786
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações266
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-simplificada-vale-agora-para-toda-a-construcao-civil/137906741

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente texto! Qual é a abrangência dessa decisão? continuar lendo