Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

LIGHT não pode cobrar do consumidor as dívidas do Termo de Ocorrência deIrregularidades (TOI) na mesma fatura de consumo de energia mensal

Caso não fosse quitada a taxa, o consumidor tinha o fornecimento cortado

Publicado por Luiz Felipe Gomide
há 5 anos

Os desembargadores da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) determinaram que a Light deixe de cobrar do consumidor as dívidas do Termo de Ocorrência de Irregularidades (TOI) na mesma fatura de consumo de energia mensal.

A taxa era cobrada como forma de recuperar valores que eram perdidos em roubo de energia e, caso não fosse quitada, o consumidor tinha o fornecimento cortado.

O relator do acórdão, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, afirmou que a decisão de primeira instância não deve ser reformada e destacou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre caso similar.

“Ademais, considerando a fixação, na tese, do prazo de 90 (noventa) dias após o vencimento do débito do consumo recuperado para que o corte seja executado, pode- se afirmar que o Superior Tribunal de Justiça admitiu a cobrança mediante a emissão de uma fatura distinta daquela emitida mensalmente para os consumidores”, avaliou.

Processo nº: 0044192-86.2018.8.19.0000

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil e Desportivo
  • Publicações95
  • Seguidores115
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações240
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/light-nao-pode-cobrar-do-consumidor-as-dividas-do-termo-de-ocorrencia-deirregularidades-toi-na-mesma-fatura-de-consumo-de-energia-mensal/662786924

Informações relacionadas

Abrahão Nascimento , Operador de Direito
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Energia elétrica - Lançamento indevido do TOI

Bruno Rollemberg, Advogado
Artigoshá 4 anos

5 fatos que o consumidor precisa saber sobre o TOI- Termo de ocorrência e inspeção, aplicado por concessionária de energia elétrica.

Vinhas Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 7 anos

TOI – Termo de ocorrência de irregularidade. O que fazer quando o mesmo é indevido, pela concessionária de energia elétrica?

Jusdecisum, Editor de Mídia Eletrônica
Notíciashá 5 anos

Justiça do Rio confirma que Light não pode mais cobrar dívida por irregularidade no medidor na fatura mensal

Andre Henrique, Advogado
Artigoshá 4 anos

TOI (Termo de ocorrência e inspeção) Entenda seus direitos.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)