Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Liminar garante pagamento de adicional de risco a guarda municipal de Toledo afastado para eleição.

Publicado por Sadi Nunes da Rosa
há 3 anos

E direito do guarda municipal de Toledo afastado para o pleito eleitoral o recebimento integral da sua remuneração, incluindo o adicional de risco. O juiz substituto da 2º Vara Cível de Toledo concedeu liminar para determinar a Secretária de Recursos Humanos de Toledo “a regularização do pagamento da remuneração integral do guarda municipal e se abster de realizar qualquer ato que diminua o valor do seu salário em razão da licença deferida para que concorra ao cargo eletivo”.

O guarda municipal teve suspenso desde agosto o adicional de risco de 30% sobre o valor do seu vencimento e do adicional noturno sob a alegação do Município de que não havia amparo na Lei Complementar nº 64/1990 e no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Guarda Municipal de Toledo, que estabelece o pagamento do adicional apenas no efetivo exercício de suas atribuições”, e não haveria nesse caso direito em razão do afastamento eleitoral.

No entanto, o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Toledo confere ao servidor que se candidatar a cargo eletivo tratamento legal diferente do previsto LC 64/1990 pois estabelece o direito ao recebimento, em vez de "vencimentos integrais" de “remuneração integral”, cujo conceito na mesma lei inclui “vantagens pecuniárias, permanentes ou temporárias”. O juiz considerou que considerando que restou demonstrado que a remuneração do impetrante foi consideravelmente reduzida, de forma que, em conjunto com os demais elementos elencados anteriormente, está evidenciada a probabilidade do direito. Vale ressaltar que o pedido de informações protocolado pela parte impetrante contou com um parecer favorável pela assessoria jurídica, que concluiu pela impossibilidade de supressão de vantagens”.

Ressalte-se que o guarda municipal fez pedido administrativo e não obstante parecer jurídico favorável, não houve resposta no prazo legal do requerimento. A decisão é liminar e cabe recurso.

  • Sobre o autorEspecialista em direito educacional, Administrativo e do servidor público
  • Publicações15
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-garante-pagamento-de-adicional-de-risco-a-guarda-municipal-de-toledo-afastado-para-eleicao/1121361304

Informações relacionadas

Félix Novaes, Advogado
Artigoshá 11 anos

Diferença entre periculosidade e perigo/risco de vida

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciahá 6 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-77.2016.5.04.0302

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)