Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Membro do MPF é parte ilegítima para responder por ação de perdas e danos, decide TRF3

    há 7 anos
    A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) negou, na tarde dessa segunda-feira (30), provimento à apelação interposta pelo Sindicato Rural de Ponta Porã/MS em ação de indenização contra procurador da República. Os desembargadores federais mantiveram a extinção da ação sem julgamento do mérito, entendendo que o Ministério Público Federal (MPF) é parte ilegítima para responder por ação de perdas e danos.
    O voto do relator foi no sentido de dar provimento ao recurso de apelação. No entanto, o desembargador federal Paulo Fontes abriu divergência alegando a ilegitimidade passiva do membro do Ministério Público Federal. Foi invocada a aplicabilidade da regra do art. 942, caput, do novo Código de Processo Civil (CPC) e, com os votos dos desembargadores convocados, prevaleceu o voto divergente.
    O Sindicato Rural de Ponta Porã/MS ajuizou ação contra o procurador da República, devido a uma recomendação do MPF.
    A Procuradora Regional da República Inês Virgínia Prado Soares, presente à sessão, além de destacar a recomendação como um instrumento legal e de cumprimento não obrigatório, defendeu que o direito ao acesso à Justiça é um direito humano e um direito constitucional e que esse tipo de ação visava inibir a atuação do MPF, em um claro prejuízo ao acesso à justiça e à democracia.
    • Publicações37267
    • Seguidores714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/membro-do-mpf-e-parte-ilegitima-para-responder-por-acao-de-perdas-e-danos-decide-trf3/516209111

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)