Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Membros de facção condenados por homicídio em Eldorado do Sul

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    Quatro pessoas foram condenadas pelos crimes de homicídio qualificado e formação de quadrilha nesta quinta-feira. Os réus Dionata Silva, Rita de Cássia Silva de Oliveira, Charles Santos da Silva e Cristiano Matheus Ferraro Chrisostimo foram submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri de Eldorado do Sul. O grupo respondia pelos crimes cometidos contra um motorista de táxi clandestino em 2012. A sessão foi presidida pelo Juiz de Direito Marcos Henrique Reichelt.

    Caso

    O casal Dionata e Rita de Cássia, líder do tráfico de drogas nas ilhas do Rio Jacuí, planejou uma emboscada contra a vítima em setembro de 2012. De acordo com testemunhas, o motorista estaria realizando transporte de pessoas e drogas para uma facção rival a dos réus.

    No final da tarde do dia 19 de setembro, os réus Charles e Cristiano, além de um menor de idade, solicitaram uma corrida à vítima partindo do Centro de Porto Alegre em direção ao bairro Sans Souci em Eldorado do Sul. No meio do caminho, Charles pediu para que o motorista parasse na Ilha das Flores, onde pegariam entorpecentes com Dionata.

    Chegando ao local, o motorista foi rendido por Dionata, que, armado, ordenou que a vítima fosse para o banco traseiro do automóvel. O grupo dirigiu-se para um trapiche localizado às margens do Guaíba. Lá a vítima foi morta, alvejada por 10 disparos de arma de fogo.

    Julgamento

    Denunciados por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e mediante a emboscada) e associação criminosa, os réus foram condenados pelo Conselho de Sentença. O magistrado Marcos Henrique Reichelt fixou as seguintes penas, todas majoradas por conta da participação de um menor de idade na quadrilha e em regime inicial fechado:

    • Dionata Silva: 16 anos e 9 meses de reclusão. Parte da pena atenuada em razão de o réu ser menor de 21 anos
    • Rita de Cássia Silva de Oliveira: 18 anos e 6 meses de reclusão. Sem atenuantes
    • Charles Santos da Silva: 25 anos e 3 meses de reclusão. Sem atenuantes. Acrescida por conta da reincidência do réu
    • Cristiano Matheus Ferraro Chrisostimo: 14 anos e 6 meses de reclusão. Parte da pena atenuada em razão de o réu ser menor de 21 anos

    Os réus não poderão apelar em liberdade.

    Proc. 21200021550 (Comarca de Eldorado do Sul)

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações383
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/membros-de-faccao-condenados-por-homicidio-em-eldorado-do-sul/323135387

    Informações relacionadas

    Recurso - TJAL - Ação Homicídio Simples - Recurso em Sentido Estrito

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Manual dos Recursos Penais

    Pedro Henrique Keller, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Agravo de Petição. Juros e Correção Monetária ADC 58

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    11. Apelação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)