Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Militar é absolvido de deserção com a atuação da DPU

    há 9 anos

    Recife – O Superior Tribunal Militar (STM), por unanimidade, deu provimento à apelação da Defensoria Pública da União (DPU), para absolver o militar O.T.S. do crime de deserção em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O STM entendeu haver, no caso, circunstância que excluía a ilicitude do fato ou a culpabilidade ou imputabilidade do agente por estado de necessidade do militar.

    A deserção acontece quando o militar se ausenta por mais de oito dias, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer. O.T.S. alegou, em depoimento, que se ausentou do serviço militar, por cerca de 20 dias, devido a dificuldades financeiras e passou a vender doces que ele mesmo produzia nas ruas e nas praias.

    A Defensoria Pública da União sustentou que existiu, na conduta de O.T.S., o estado de necessidade exculpante, por ter sido provado que o militar era o responsável pelo sustento de sua família e companheira, desde antes da incorporação ao Exército.

    A defensora pública federal Carolina Cicco do Nascimento, que atuou no julgamento, reiterou que a prova documental e a prova testemunhal são suficientes para provar a condição de arrimo de família de O.T.S.

    Em sessão de fevereiro de 2015, o Conselho Permanente de Justiça do Exército havia condenado, por maioria dos votos, O.T.S. pelo crime de deserção previsto no art. 187 do Código Penal Militar, à pena de quatro meses de detenção.

    JRS/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/militar-e-absolvido-de-desercao-com-a-atuacao-da-dpu/241467822

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)