Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Militar temporário efetivado não tem direito a promoções da carreira permanente

Publicado por Âmbito Jurídico
há 11 anos

A 2.ª Turma do TRF da 1.ª Região negou pedido apresentado por um militar temporário do Exército que tentava obter promoções asseguradas, apenas, aos militares do Quadro Permanente de Oficiais. A decisão confirmou sentença de primeira instância proferida no âmbito da 5.ª Vara Federal de Brasília, também contrária ao apelante e favorável à União Federal.

O oficial buscou o direito às promoções de carreira após ter sido efetivado no serviço militar por força de decisão judicial anterior, já transitada em julgado.

O Juízo da 5.ª Vara, contudo, observou que a decisão anterior apenas reconheceu seu direito à estabilidade, mas não sua migração para o Quadro Permanente. A promoção assegurada por lei, segundo a sentença, só deve beneficiar aqueles que se submeteram a concurso público para oficial de carreira, o que não é o caso do apelante.

Insatisfeito, o militar recorreu ao TRF da 1.ª Região. Alegou haver casos de outros oficiais de sua turma que galgaram promoções semelhantes, também por decisão judicial, e ratificou a afirmativa de que não mais integra o quadro temporário.

Ao apreciar o recurso, entretanto, a relatora da ação afastou os argumentos. No voto, a desembargadora federal Neuza Alves reconheceu a estabilidade adquirida após mais de 10 anos de serviço militar e o consequente retorno à ativa, mas negou o direito às promoções. Ao contrário do que ele [o oficial] defende, a sua permanência no serviço ativo em decorrência da decisão judicial não converte sua condição de primeiro tenente como Oficial Temporário, para a mesma patente de um dos Quadros Permanentes de Oficiais, frisou.

A magistrada destacou, ainda, que, mesmo após a efetivação, o militar permaneceu vinculado às regras aplicáveis aos temporários. O voto da relatora foi acompanhado pelos outros dois magistrados que compõem a 2.ª Turma do Tribunal.

Processo n.º 0012193-62.2003.4.01.3400

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7396
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/militar-temporario-efetivado-nao-tem-direito-a-promocoes-da-carreira-permanente/100601074

Informações relacionadas

Laís Gasparotto Jalil , Advogado
Artigoshá 3 anos

5 direitos do militar temporário

Augusto Leitao, Advogado
Artigoshá 5 anos

Oficial Superior Temporário e o Limite de Idade de 45 Anos para Oficial Subalterno no Serviço Militar Voluntário SMV

Cleyson Alapenha, Administrador
Artigoshá 3 anos

Conceito de Reintegrado, Adido, Agregado, Encostado e Incapazes (B1, B2 e C)

Tribunal Regional Federal da 2ª Região
Jurisprudênciahá 13 anos

Tribunal Regional Federal da 2ª Região TRF-2 - AC - APELAÇÃO CIVEL -: AC XXXXX51010007375

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 14 anos

STJ garante estabilidade a militar temporário

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa noite,

Sou cabo do exercito temporário e tenho muita vontade de ser efetivo? continuar lendo

Mas não se enquadra na lei de 88,conheci cabos que hoje são 2ºsargentos,mas também acho errado dar esse direito só militar sendo que ele não passou por um concurso igual aos outros continuar lendo