Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra Carmen Lúcia, do STF, fala sobre ativismo judicial no Congresso de Direito Administrativo

    há 10 anos

    Morosidade da justiça, ativismo judicial, direitos sociais e déficit de jurisdição. Estes foram alguns dos principais pontos destacados pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia Antunes Rocha, na conferência “Controle de Constitucionalidade e ativismo judicial”, durante a abertura do XXVII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que acontece em Fortaleza, até a próxima quarta-feira (6), na Fábrica de Negócios.

    Em sua explanação, a ministra destacou três importantes pontos: a definição de ativismo judicial, o controle da constitucionalidade e o processo de democratização da democracia. Para Carmen Lúcia, parte da construção da definição do ativismo judicial está relacionada com o conhecimento que os cidadãos passaram a ter sobre seus direitos e a forma como passaram, consequentemente, a reclamar, a reivindicar por este direito.

    É por isso que a ministra define como sendo de “alta complexidade” os direitos reivindicados com as manifestações nas ruas do Brasil, por não serem garantidos em tão curto espaço de tempo. Além disso, Carmen Lúcia enfatizou que o Brasil possui um déficit de jurisdição e que 1/3 do país está em juízo, diante da quantidade de processos judiciais para serem julgados.

    Além disso, a ministra afirmou que Brasil ainda é um “Estado eleitoreiro, promovendo benefícios com o que é de direito do cidadão”. E completou, argumentando que “é por isso que a morosidade no Brasil continua. Porque nem todo mundo quer que a morosidade acabe”, disse.

    O XXVII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo é promovido pelo IBDA e conta com o patrocínio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Confira aqui a programação do evento.

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações205
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-carmen-lucia-do-stf-fala-sobre-ativismo-judicial-no-congresso-de-direito-administrativo/112071239

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 11 anos

    O que é isto, o ativismo judicial, em números?

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 9 anos

    Voto da ministra Cármen Lúcia afasta exigência de autorização para biografias

    Direito para A Vida, Jornalista
    Artigoshá 3 anos

    Como citar jurisprudência no TCC

    Quem é a ministra Cármen Lúcia?

    Heraldo Garcia Vitta , Advogado
    Artigoshá 7 meses

    ‘Nova’ emenda constitucional para sustar decisões do STF: 50/23

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)