Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro negan pedido de aumento do número de vereadores em Ibotirama (BA)

    há 15 anos

    O ministro Arnaldo Versiani (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou recurso a Fernando Aurélio Novaes Rego, candidato a vereador pelo PSDB em Ibotirama (BA) nas eleições de 2008. Ele quer o aumento do número de cadeiras de vereadores do município por entender que foi considerado primeiro suplente de sua coligação, quando teria direito a uma das vagas.

    O ministro sustenta na decisão que, na realidade, o suplente pretende que a Justiça Eleitoral considere a existência de 11 vagas na Câmara municipal. No entanto, afirma, essa decisão é incabível.

    De acordo com o ministro Arnaldo Versiani, o número de habitantes de Ibotirama é de 25.465, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, também de acordo com o artigo 29 , IV , da Constituição Federal , o número máximo de vereadores na cidade deve ser de nove e não onze, quantidade aplicável aos municípios com mais de 47.620 habitantes.

    Por esta razão, o ministro negou a liminar e determinou o encaminhamento do pedido à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE).

    Processo relacionado:

    RMS 647

    BB/BA

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-negan-pedido-de-aumento-do-numero-de-vereadores-em-ibotirama-ba/740686

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)