Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Moradores se revoltam com retirada de casinhas de cães abandonados

    No Brasil, os animais são considerados tutelas do Estado, ficando sob responsabilidade do poder público a proteção das espécies, conforme determina o artigo 225 da Constituição Federal: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado [...] impondo-se ao Pode Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.

    Mas em Belo Horizonte, um ato considerado cruel pelos protetores de animais gerou um abaixo assinado disseminado por meio das redes sociais. É que na última semana, fiscais da prefeitura retiraram as casinhas e os papelões deixados por moradores da região no entorno do Mineirinho, onde vários cachorros abandonados eram cuidados e tratados pela comunidade local.

    O consenso geral entre os protetores é que para fazer o controle populacional dos animais abandonados, o necessário seria uma campanha de castração destes animais, e não o extermínio ou a criação de dificuldades para entidades e pessoas que tentam reverter esse quadro com recursos próprios, na falta de uma ação efetiva do poder público neste sentido.

    O ambientalista e protetor de animais Franklin de Oliveira, de 46 anos, é um dos que se indignaram com a atitude. “Acho um grande absurdo! Os animais eram cuidados pelos motoristas, cobradores de ônibus e moradores da região. A prefeitura deveria apoiar ações como essa. Os cães, segundo o que levantei, foram vacinados, vermifugados e castrados. Uma amiga minha, veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dava assistência a esses animais”, contou.

    A cientista política Larissa Gomes, de 28 anos, também foi contra a ação. “Acho que isso é mais uma evidência do descaso que o atual governo de Belo Horizonte tem com a vida, tanto humana quanto animal, e com a cidade enquanto comunidade. O prefeito vê a prefeitura como seu instrumento para ajudar amigos empresários e ignora completamente o aspecto social e comunitário da cidade. Quando um grupo de pessoas com boa-vontade e carinho por animais decide suprir uma lacuna que deveria ser preenchida pela prefeitura, a reação desta é acabar com esse senso de comunidade, resultando ainda no sofrimento de animais inocentes. Animais, infelizmente, não entendem o que aconteceu. Eles passaram de uma situação em que recebiam cuidados médicos, carinho, conforto e liberdade, para uma situação de rua e solidão. O atual governo nunca deixa de me impressionar com sua crueldade e desrespeito”, disse a cientista.

    Para advogada e ativista da causa animal Val da Consolação, de 42 anos, a ação foi desnecessária. “Os cães ali tinham veterinário, são castrados, são mansos, estão com os exames todos em dia e viviam há anos ali, sem oferecer risco a ninguém. Eram bem mais cuidados que muitos cachorros que têm um lar. A prefeitura de BH está longe do que se aplica em outras cidades na questão do bem estar animal, ela sempre opta pelo pior para os animais. É uma tristeza, tomara que se reverta essa situação”, desabafou.

    Na rede

    A veterinária que cuidava dos animais ali, Christina Malm, postou em seu Facebook as fotos da situação, juntamente à mensagem: “Veja o absurdo e a tristeza da situação. A prefeitura retirou as casinhas (madeira e papelão) colocadas para os cães que moram na rotatória do Mineirinho em frente ao ponto final de ônibus.

    Fiscais da prefeitura estiveram no local e depois funcionários da prefeitura quebraram o cadeado que prendia a casinha de madeira. Levaram também as mantas (eram lavadas e trocadas) e os comedouros. Esses cães moram lá, são carinhosamente tratados, estão sendo castrados (só falta uma), são vacinados e bem alimentados. Várias pessoas ajudam a cuidar desses cães! Não vejo como uma ação desse tipo pode ajudar a melhorar a situação desses cães que não tem domicílio! A prefeitura está destruindo o esforço das pessoas em dar uma melhor condição de vida a eles”.

    A mensagem foi compartilhada mais de 2.300 vezes no Facebook e gerou um abaixo assinado, para que a prefeitura reconstrua as casinhas demolidas pelos fiscais. Clique aqui para acompanhar a petição.

    Resposta

    Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que os “equipamentos em questão foram apreendidos pela Fiscalização, visto que os mesmos estavam instalados em logradouro público, caracterizando infração dos Artigos 6A e 17 da Lei 8616/03 (Código de Posturas)”.

    As cláusulas mencionadas são:

    "Art. 6º- A - É vedada a colocação de qualquer elemento que obstrua, total ou parcialmente, o logradouro público, exceto o mobiliário urbano que atenda às disposições desta Lei”.

    " Art. 17 - É proibida a instalação precária ou permanente de obstáculo físico ou de equipamento de qualquer natureza no passeio ou projetado sobre ele, salvo no caso de mobiliário urbano. "

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moradores-se-revoltam-com-retirada-de-casinhas-de-caes-abandonados/137643266

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)