Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Morre Desembargador José Nepomuceno Silva










    O Atlético decretou nessa sexta-feira luto oficial de três dias pela morte do conselheiro e grande-benemérito e pai do vice-presidente do clube Daniel Nepomuceno

    O ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Nepomuceno Silva, morreu nesta sexta-feira (24/6), em Belo Horizonte, aos 70 anos. Vítima de um câncer, ele deixa a mulher, Lúcia Angélica Diniz Nepomuceno, e dois filhos: o vereador Daniel Diniz Nepomuceno (PSB) e a juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Luciana Diniz Nepomuceno.

    Nepomuceno Silva foi enterrado na tarde do último sábado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte. O desembargador faleceu vítima de câncer nessa sexta-feira, aos 70 anos.

    Durante o velório, a viúva Lúcia Angélica Diniz Nepomuceno e os filhos - o vereador Daniel Diniz Nepomuceno e a juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) Luciana Diniz Nepomuceno receberam o apoio de amigos e familiares. Segundo o filho, Daniel, por tudo que meu pai representa para mim e também para a minha irmã, Luciana, estamos certos de que o caminho que ele nos mostrou é o melhor que um pai pode apontar a um filho: ética, sabedoria, retidão, companheirismo, lealdade e senso de justiça.

    Especialista em direito eleitoral, o ex-desembargador assumiu posto no TJ em 12 de maio de 2003, e se aposentou em 16 de julho do ano passado. Na última sessão de que participou, ouviu do presidente do tribunal, Cláudio Costa, que sua trajetória poderia ser resumida em uma história de lutas bem-sucedidas.

    Nepomuceno nasceu em Taquaraçu de Minas, Região Central do estado, em 5 de agosto de 1940. Formou-se na Faculdade Mineira de Direito, atual Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em 1970. Concluiu pós-graduação em direito de empresa cinco anos depois, e em direito público em 1998. Tornou-se mestre na área em 2002 pela Universidade de Franca (SP).

    Ingressou na magistratura em Ouro Branco, em 1982. Dois anos mais tarde foi promovido para a comarca de Caeté, onde trabalhou até 1987. Em seguida foi para Ouro Preto e, em 1989, assumiu o cargo de juiz de direito titular da 5ª Vara Cível de Belo Horizonte. Em 1996 foi promovido para o Tribunal de Alçada de Minas Gerais.

    Nepomuceno foi ainda professor de direito eleitoral e direito ambiental na Universidade de Itaúna e deu aulas para o curso de pós-graduação também em direito eleitoral no Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, além de palestras na mesma área para magistrados recém-nomeados na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do TJMG. É autor do livro As alianças e coligações partidárias.

    • Publicações3784
    • Seguidores329043
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2483
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/morre-desembargador-jose-nepomuceno-silva/2753165

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    STJ - Ação de alimentos gravídicos se extingue ou perde seu objeto com o nascimento da criança?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Que se entende por "cláusula de raio"?

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 14 anos

    Operação Pasárgada: MPF denuncia magistrados ao STJ

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Segundo o STJ, a "cláusula de raio" é abusiva?

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 13 anos

    Nota de falecimento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)