Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Motoristas de aplicativo são considerados consumidores?

há 3 anos

Como sabemos, o Código de Defesa do Consumidor conceitua o consumidor como "toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final", e por esse motivo, muitas pessoas entendem que o motorista de aplicativo ao adquirir um veículo para seu uso profissional não enquadraria na relação de consumo.

Porém, não é esse o entendimento que os tribunais veem aplicando.

Isso porque, ainda que seja adquirido o veículo para seu uso profissional, o motorista demonstrando sua hipossuficiência (financeira, técnica ou jurídica) em relação a empresa que comprou, aplica-se a legislação do Código de Defesa do Consumidor.

Assim, o simples fato do comprovador adquirir veículo para uso comercial como taxi ou motoristas de aplicativo, não pode ser suficiente para afastar a aplicação da relação de consumo, e então ser resguardado pela Lei 8.078/90 (CDC).

  • Publicações11
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1151
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motoristas-de-aplicativo-sao-considerados-consumidores/1198149209

Informações relacionadas

Modelo - Ação para Reestabelecer Acesso de Motorista de Aplicativo e Danos morais + Danos Materiais

Paulo Reis, Político
Artigoshá 6 anos

Relação: Motoristas x Aplicativos de Mobilidade

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-48.2019.8.19.0001

Petição Inicial - Ação Perdas e Danos contra Uber do Brasil Tecnologia

Vitor Guglinski, Advogado
Artigoshá 10 anos

STJ: Normas do CDC podem ser aplicadas na compra de veículo para uso profissional

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como alegam, a solidariedade entre o motorista e a empresa, não cabe!?... O motorista é dependente da empresa: na formulação dos preços que afetam seus ganhos; na ocultação de viagens que envolvem periculosidade; pela punição ou banimento sem ampla defesa, e pior, ser avaliado deleteriamente por não aceitar viagens que não sejam economicamente viável. Outrora, trabalhar sob condições insalubres com relação ao clima (Onda de calor, chuvas torrenciais, etc). Rezo se um dia precisar que o PROCON me atenda. continuar lendo