Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MP/AC emite parecer favorável à revogação de prisão de quatro envolvidos na Operação G7

    O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por intermédio do procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, encaminhou, nesta terça-feira (28), ao Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), um parecer favorável à revogação da prisão preventiva de quatro acusados na Operação G7. São eles: Gildo Cesar Rocha, Wolvenar Camargo Filho, Aurélio Cruz e Carlos Cipriano. O Procurador anteriormente já havia sido contrário a libertação dos envolvidos.

    Ao emitir o parecer, o procurador citou o artigo 316 do Código de Processo Penal e o artigo 95 do regime interno do TJ/AC, que em seu Inciso 3º diz que “Se as diligências forem indispensáveis ao oferecimento da denuncia, o Relator determinará o relaxamento ou a revogação da prisão do indiciado”.

    De acordo com o procurador, houve excesso de prazo na conclusão do inquérito agravado pelo pedido de prorrogação do prazo sem a manifestação do Ministério Público. “Nesse contexto, seja em função do excesso de prazo na conclusão do inquérito agravado pelo pedido de prorrogação de prazo sem a prévia manifestação do Ministério Público, seja lastreado apenas nos elementos apresentados, sem nenhum fato novo, que poderia ser conferido pelo titular da ação penal no pedido de dilação de prazo, o certo é que a prisão preventiva, na atual conjuntura, não mais se sustenta, havendo outras medidas cautelares suficientes para assegurar o resultado útil do processo-crime”, explica.

    O MP/AC recomendou a substituição das prisões por medidas cautelares, entre elas, o comparecimento periódico em juízo, nos prazos e nas condições fixadas pelos juízos; proibição de frequência aos órgãos públicos onde estavam lotados e de manter contato com os demais investigados. Os envolvidos também poderão ficar proibidos de se ausentar da Comarca o poderão ter o exercício da função pública suspenso.

    Os Agravos Regimentais ainda passarão por apreciação do Tribunal Pleno, onde poderá entrar em pauta de votação já nesta quarta-feira (29), caso contrário a votação acontecerá somente na próxima semana.

    • Publicações715
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-ac-emite-parecer-favoravel-a-revogacao-de-prisao-de-quatro-envolvidos-na-operacao-g7/100538915

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)