Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/BA recomenda que Conselho de Arquitetura registre profissionais da área

    há 12 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA recomendou que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) adote imediatamente providências para realização dos registros profissionais e de responsabilidade técnica dos arquitetos, urbanistas e sociedades de arquitetos e urbanistas. O MPF também recomendou que seja dada ampla divulgação à classe profissional acerca dos locais onde os registros podem ser obtidos.

    A recomendação foi encaminhada ao CAU/BA por conta dos problemas que os profissionais têm tido para obtenção do registro profissional no conselho. De acordo com uma representação encaminhada ao MPF por um arquiteto recém-formado, ele estaria impedido de exercer a profissão por não conseguir obter o registro profissional junto ao conselho, além de informações sobre como proceder. Os mesmos empecilhos se repetem em relação ao registro de responsabilidade técnica, o que estaria criando sérios embaraços para o exercício da profissão de arquiteto e urbanista.

    Questionado pelo MPF sobre o fato, o conselho não informou quais providências estavam sendo adotadas para realização dos referidos registros. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA) confirmou ao MPF que já enviou ao conselho a relação dos arquitetos e urbanistas, arquitetos e engenheiro arquiteto inscritos, além dos prontuários, dados profissionais, registros e acervo de todas as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) emitidas pelos profissionais e todos os processos em tramitação naquela autarquia.

    De acordo com o Art. 55 da Lei nº 12.378/10, que regulamenta o exercício da profissão, os profissionais com registro nos CREAs terão, automaticamente, registro nos CAUs com título de arquiteto e urbanista. Para o procurador da República Mário Medeiros, as falhas noticiadas não são razoáveis, pois a situação está dificultando o livre exercício profissional, direito fundamental assegurado pelo art. , XIII, da Constituição Federal.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal na Bahia

    Tel.: (71) 3617-2299/2474/2295/ 2200

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_ba

    21/05/2012

    • Publicações794
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-recomenda-que-conselho-de-arquitetura-registre-profissionais-da-area/3125379

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)