Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF é a favor da liberdade provisória de denunciado por tráfico de entorpecentes

    há 14 anos

    A vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, em julgamento do Habeas Corpus (HC) 92687 no Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou pelo deferimento da ordem. O HC questiona a proibição de liberdade provisória prevista no art. 44 da Lei nº 11.343/2006 ao preso em flagrante por tráfico ilícito de entorpecentes. A peça alega inaplicabilidade desta lei por ter o acusado praticado o delito antes do advento da nova legislação.

    Para Deborah Duprat, a proibição de liberdade provisória é incompatível com princípio da presunção de inocência, pois ela não está atenta a qualquer natureza do processo, mas tem em conta uma visão antecipada da culpabilidade do agente pela previsão objetiva.

    Segundo a vice-procuradora-geral da República, não havendo perigo à instrução processual, à ordem pública ou à aplicação da lei penal, não é possível, antecipadamente e por conta da gravidade objetiva do delito, se recusar a possibilidade de liberdade provisória. Para ela, o deferimento da ordem em nada prejudica a defesa social, a defesa da sociedade em face de crimes gravíssimos. Eu acho que, para tanto, basta apenas se exigir, daquele que requer e daquele que defere, a fundamentação necessária que evidencie que quaisquer desses valores tutelados pela prisão cautelar estão em perigo e, portanto, a prisão se faz necessária, argumenta Deborah Duprat.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-e-a-favor-da-liberdade-provisoria-de-denunciado-por-trafico-de-entorpecentes/2492854

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)