Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF em Rondonópolis requer a isenção da cobrança de pedágio aos moradores do Distrito de Boa Vista

    O MPF já havia instaurado inquérito civil público com a mesma finalidade

    há 8 anos

    Os cidadãos do Distrito de Boa Vista devem ser isentos da cobrança de pedágio na praça P02. É o que se requer na ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em Rondonópolis (MPF).

    O procurador da República Guilherme Rocha Göpfert já havia instaurado inquérito civil público com a mesma finalidade determinando providências à concessionária Rota do Oeste e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

    Em setembro de 2015, a concessionária Rota do Oeste iniciou a cobrança de pedágio na Praça 02 e desde então os residentes no Distrito de Boa Vista têm arcado diariamente com o custo de várias tarifas ao se deslocarem à Rondonópolis para trabalhar e estudar, bem como exercer seus direitos cívicos.

    A ANTT em resposta ao inquérito, informou que o cálculo da tarifa de pedágio deve considerar inúmeros fatores, sendo que isenções impostas pelo Poder Concedente a um grupo, além de ilícito, constituiriam quebra do equilíbrio econômico-financeiro, impondo revisão da estrutura tarifária, a ser arcada pelos demais usuários.

    Quanto a Rota do Oeste foi informado que não haveria previsão contratual para isenção dos moradores dos distritos e que a localização das praças é realizada mediante estudo prévio, podendo ocorrer de alguma comunidade ficar prejudicada.

    “O Distrito de Boa Vista conta com população de cerca de 1000 (mil) habitantes, sendo que a isenção não comprometerá a arrecadação da concessionária. Os moradores de um município têm o direito de serem tratados de forma isonômica, não sendo razoável que um morador de um bairro mais afastado do centro, como é o caso de Boa Vista, tenha que pagar pedágio para ir à cidade, exercer suas atividades cotidianas, como ir à escola, ao hospital, trabalhar, votar, etc.”, afirma o procurador Guilherme Rocha Göpfert, responsável pela ação.

    Diante disso, o MPF requer a imediata suspensão da cobrança do pedágio para os veículos das pessoas residentes no Distrito de Boa Vista, na praça de pedágio P02, localizada no Município de Rondonópolis, bem como para as pessoas que residem na cidade de Rondonópolis e comprovadamente trabalhem no Distrito de Boa Vista. Devendo a suspensão ser mantida até a concessão do benefício de isenção ou disponibilização de via alternativa.

    A concessionária Rota do Oeste deve ainda arcar com indenização por danos morais coletivos, em valor não inferior a R$ 4 milhões pelo cerceamento do direito de ir e vir dos moradores do Distrito de Boa Vista, com a destinação dos valores à projetos sociais, devendo a ANTT fiscalizar o cumprimento das medidas judiciais.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal
    Procuradoria da República em Mato Grosso
    www.mpf.mp.br/mt
    prmt-ascom@mpf.mp.br
    (65) 3612-5083




    • Publicações37267
    • Seguidores710
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações282
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-em-rondonopolis-requer-a-isencao-da-cobranca-de-pedagio-aos-moradores-do-distrito-de-boa-vista/389353685

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 11 anos

    Aprovada isenção de tarifa para morador de município com pedágio

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 12 anos

    Finanças aprova isenção de tarifa a morador de município com pedágio

    Renata Valera, Advogado
    Modeloshá 9 anos

    [Modelo] Embargos de declaração

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 12 anos

    Condutor pode ficar isento de pedágio no município onde mora ou trabalha

    JurisWay
    Notíciashá 13 anos

    Comissão aprova isenção para morador de cidade sede de pedágio

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)