Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF obtém reconhecimento do trabalho exercido por menores para fins previdenciários

    Medida evita que crianças sejam punidas duplamente: com a perda da infância e com o não reconhecimento da atividade. Decisão tem abrangência nacional

    há 6 anos

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acatou apelação do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) reconheça, para fins previdenciários, o tempo de trabalho exercido por menores com idade inferior ao limite legal - o artigo da Constituição Federal veda qualquer trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz (a partir dos 14). Também decidiu-se que as exigências para fins de comprovação do tempo de serviço sejam iguais às dos demais segurados - o INSS pedia documentos contemporâneos expedidos, em nome da pessoa, que comprovassem a atividade ou decisões judiciais já proferidas pela Justiça do Trabalho. A decisão tem abrangência nacional.

    Na ação civil pública ajuizada pelo MPF, ponderou-se que a prevenção e a erradicação do trabalho infanto-juvenil constituem dever do Estado, da sociedade e da família, sendo fundamentais a adoção de políticas públicas adequadas e medidas fiscalizatórias para coibir a prática ilegal. Como essa ainda existe e impacta crianças e adolescentes nos meios urbano e rural, prejudicando seu desenvolvimento, educação e lazer, não pode ser negado às vítimas o aproveitamento previdenciário do tempo trabalhado - a comprovação deve ocorrer nos casos concretos mediante os mesmos meios de prova que se exigem de todo o cidadão.

    Julgamentos – Inicialmente o processo foi analisado pela 20ª Vara Federal de Porto Alegre, que acatou apenas um dos pedidos: a ilegalidade na exigência de provas mais restritas do que as dos demais segurados para comprovar o tempo de serviço em idade inferior à mínima prevista na Constituição. O MPF recorreu da decisão ao TRF4. A 6ª Turma do Tribunal, ressaltando o caráter protetivo da norma que veda o trabalho da criança e do adolescente, e enfatizando a sólida jurisprudência dos tribunais brasileiros sobre o tema, acatou o pedido do MPF: reconheceu o aproveitamento previdenciário do trabalho exercido por menores, independentemente de qualquer limite etário, desde que devidamente comprovada a atividade, nos termos já aplicáveis aos demais segurados.

    O julgamento foi realizado na tarde de ontem (9). Cabe recurso aos Tribunais Superiores.

    • Clique aqui para acessar a ação civil pública ajuizada pelo MPF
    • Veja o parecer apresentado pelo MPF antes do julgamento no TRF4


    Acompanhe o caso
    Apelação Cível Nº 5017267-34.2013.4.04.7100

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal na 4ª Região
    Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017
    E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
    Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
    Twitter: mpf_prr4

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações239
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-obtem-reconhecimento-do-trabalho-exercido-por-menores-para-fins-previdenciarios/564872615

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)