Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PE irá fiscalizar irregularidades no serviço de transporte escolar

    Desde o ano passado, o Ministério Público Federal vem expedindo recomendações que enfatizam a necessidade de adequação dos veículos escolares às exigências do Código Brasileiro de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE) iniciará processo de fiscalização para garantir a segurança no serviço de transporte escolar fornecido a alunos da rede pública de ensino. Apesar dos esforços de diversos órgãos de controle e de recomendações expedidas pelo MPF, nenhum município de atribuição da Procuradoria da República em Serra Talhada está completamente regularizado com relação ao assunto.

    Conforme reforça a procuradora da República Natália Lourenço Soares, tanto o Estado como os municípios recebem recursos para investir exclusivamente no aprimoramento do transporte escolar, sendo inadmissível a permanência de irregularidades que continuam colocando em risco a vida de crianças e adolescentes.

    No dia 12 de maio, o MPF em Serra Talhada realizou audiência pública, em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MP/PE), para tratar do tema. Os dois órgãos coordenam, ainda, grupo de trabalho criado no âmbito do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção, com participação da Polícia Militar, Detran, TCE, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal, dentre outros órgãos.

    Recomendações Desde o ano passado, o MPF vem expedindo recomendações que enfatizam a necessidade de adequação dos veículos escolares às exigências do Código Brasileiro de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito. Dentre as irregularidades constatadas, foi observado o transporte de estudantes na carroceria de veículos, alguns sem cinto de segurança ou encosto, dentre outras pendências que comprometem a segurança dos alunos.

    Além do MPF em Serra Talhada, outras unidades também expediram recomendações desde 2013, como foi o caso de Palmares (para os municípios de Escada, Sirinhaém, Joaquim Nabuco, Primavera, Palmares, Xexéu, Belém de Maria, Maraial, São Benedito do Sul, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca), Salgueiro (que expediu o documento a 23 prefeituras do sertão pernambucano) e Petrolina (que expediu a Campo Alegre de Lourdes, na Bahia).

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Pernambuco

    (81) 2125-7348

    prpe-ascom@mpf.mp.br

    http://www.twitter.com/mpf_pe

    http://www.facebook.com/MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pe-ira-fiscalizar-irregularidades-no-servico-de-transporte-escolar/120489517

    Informações relacionadas

    MP fiscaliza condições de escolas municipais e estaduais

    MP investiga recusa de matrícula para criança com deficiência

    Nota Dez
    Notíciashá 12 anos

    MPMT - Município atende pedido do MP e sanciona lei que regulamenta transporte escolar para alunos da zona rural

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)