Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPPA - MP pede pagamento de salários atrasados de servidores

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    O Ministério Público do Estado (MPE), por meio da promotora de justiça de São Miguel do Guamá, Patrícia de Fátima de Carvalho Araújo Franco, ajuizou, no último dia 26, ação civil pública com pedido de liminar contra o município, representado pela Prefeita Municipal, Márcia Maria Rocha Cavalcante.

    O objetivo é que os servidores públicos de dez secretarias do município (localizado no nordeste paraense) recebam seus salários atrasados, relativos ao mês de dezembro. Em caráter liminar, o MPE pede que o município efetue o pagamento dentro do prazo de dez dias. Se a justiça acatar o pedido, a multa diária será de 5 mil reais por cada servidor que deixar de receber salário após o término do prazo. A adoção da rotina de pagar os salários dos servidores municipais até, no máximo, o quinto dia útil do mês posterior ao vencido também foi sugerida, com esta mesma multa diária.

    Ainda caso não seja comprovado o pagamento, a ação pede que seja determinado o bloqueio judicial das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), do do Fundo de Saúde (FUS) e do Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (Icms) repassadas mensalmente a São Miguel do Guamá, até o limite de 60%.

    ATRASO - Para justificar o atraso, a prefeitura chegou a usar a alegar que os repasses federais e estaduais haviam diminuído. Mas este argumento foi derrubado após consulta feita pela promotoria ao Portal da Transferência dos governos federal e estadual, onde ficou comprovado que os repasses continuam regulares.

    Durante reunião com representantes dos servidores, a Câmara Municipal propôs utilizar o dinheiro do FPM de janeiro para pagar o atraso do mês passado. A promotora alerta que “os salários de janeiro, portanto, correm o risco de ficar descobertos”.

    Além dos problemas expostos, o MPE ouviu alguns depoimentos e verificou que “os servidores não possuem data certa para receberem seus salários, ficando tal, ao alvedrio e arbítrio da administração municipal, o que acarreta incertezas e intranquilidades no seio do funcionalismo público”. Patrícia Franco critica que “receber o pagamento em dia é o mínimo que os servidores públicos podem esperar da Administração Pública”.

    Fonte: Ministério Público do Pará

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mppa-mp-pede-pagamento-de-salarios-atrasados-de-servidores/3003518

    Informações relacionadas

    Execução contra a Fazenda Pública e o novo CPC

    LAFAYETTE ADVOCACIA, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Descumprimento de acordo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)