Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPT auxiliará colônias de pescadores com registro sindical

    Audiência pública no Senado discutiu formas para reverter a suspensão do cadastro das colônias no MTE

    há 11 anos

    Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) irá articular com a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) a fusão das colônias de pescadores nos estados para que haja uma única representação por município. O compromisso foi assumido em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal realizada nesta quinta-feira (14), em Brasília. No país há cerca de 1,2 mil colônias, sendo que 300 delas têm carta de registro.

    A medida pretende restabelecer o cadastro especial de colônia de pescadores no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com a publicação da Portaria 2.159/12, o órgão paralisou os pedidos de registros sindicais das entidades. A falta de unicidade sindical e de previsão legal do registro gerou o impasse no reconhecimento das entidades. De acordo com o MTE, algumas regiões têm mais de 12 colônias por município.

    “O artigo da Constituição Federal é claro o suficiente para reconhecer as colônias como entidades sindicais”, afirmou o vice-procurador-geral do Trabalho, Eduardo Parmeggiani, que participou da audiência. Para ele, a unificação das colônias deve resolver o entrave no registro.

    A concessão da carta sindical para as colônias, prevista no artigo da Constituição, foi regulamentada pela Lei 11.699/09, quando as colônias de pescadores foram equiparadas aos sindicatos rurais.

    Participaram da audiência o ministro do Trabalho, Brizola Neto; do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella; o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves; os presidentes da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e da Federação Nacional dos Engenheiros da Pesca, respectivamente, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz e Elizeu Augusto de Brito, além dos parlamentares Flexa Ribeiro, Benedito de Lira, Valdir Raupp e Cleber Verde.

    Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

    Informações:

    Procuradoria-Geral do Trabalho

    Assessoria de Comunicação

    (61) 3314-8232

    • Publicações7757
    • Seguidores632610
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações517
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-auxiliara-colonias-de-pescadores-com-registro-sindical/100394941

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 15 anos

    Pescadores criticam não reconhecimento de colônias como sindicatos

    Janaina Bevilacqua, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Usucapião Ordinário (mais de 10 anos de posse mansa e pacífica, com boa-fé e justo título)

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 15 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO: AGA 29470 DF XXXXX-0

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 15 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3464 DF

    Sindicato deve ser filiado à federação para que ela possa ter direito à contribuição sindical

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)