Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPT enfatiza importância da Lei da Aprendizagem

    Tema foi discutido em seminário realizado pela Câmara dos Deputados sobre os 16 anos da legislação com várias instituições

    há 7 anos

    Brasília - O Ministério Público do Trabalho (MPT) participou, nesta quarta-feira (9), do Seminário 16 Anos da Lei da Aprendizagem, promovido pela Comissão de Legislação Participava da Câmara dos Deputados. A procuradora do Trabalho Mariane Josviak, do Paraná, integrou a mesa “Legislação da Aprendizagem: percalços e avanços”, em que abordou os obstáculos e desafios da Lei 10.097, de 2000, que regula o trabalho dos aprendizes. Também participaram do evento parlamentares e representantes de entidades e organizações relacionadas à infância e adolescência, trabalho e educação.

    A Lei da Aprendizagem, que completou 16 anos no final do ano passado, obriga empresas de médio e grande porte a contratar de 5% a 15% de jovens aprendizes. A legislação, no entanto, não é cumprida por todas empresas. De acordo com a procuradora Mariane Josviak, com pleno cumprimento da lei, mais 500 mil jovens estariam formalmente empregados, além dos R$ 700 mil atuais.

    Para a procuradora, é importante promover a conscientização das empresas e da sociedade como um todo sobre a importância da lei. “Nosso objetivo é fazer com que todos entendam que essa lei tem cunho social, que o jovem que está muitas vezes em dificuldades pode ter a oportunidade de ser um aprendiz”, esclarece. “O jovem que está trabalhando de forma irregular, que está vendendo bala, que está muitas vezes pedindo dinheiro, ele pode ter a oportunidade de ser inserido em uma empresa, com a sua carteira de trabalho anotada, com todos os seus direitos trabalhistas e previdenciários”, completa Josviak.

    A fiscalização do cumprimento da lei é feita pelo Ministério do Trabalho e também pelo MPT, que pode ser acionado por meio de denúncias, sigilosas ou não. Diante de denúncia, o MPT pode ajuizar ação civil pública ou mesmo chamar a empresa para cumprir a lei, firmando um termo de ajustamento de conduta, com previsão de multa por não cumprimento.

    Josviak explica que essas ações de fiscalização do MPT alteram gradualmente a cultura institucional das empresas. “Muitas empresas, nós já tivemos a oportunidade de verificar, a partir do momento que cumprem essa lei, passam por mudanças também dentro da própria empresa”, explica. “Elas percebem esse caráter solidário da lei, e que elas dão oportunidade para o jovem que talvez não teria outra forma de ingressar no mercado de trabalho, e então ingressa tendo a formação profissional e estando preparado para ingressar no mercado de trabalho, e, no futuro, contribuir para a nossa sociedade”, esclarece a procuradora.

    Outro ponto importante destacado por Josviak foi a importância de adesão do Poder Público à lei, com contratação de aprendizes pelas prefeituras, estado e União. Neste sentido, está em discussão um anteprojeto com o objetivo de alterar a Lei 10.097/2000, tornando obrigatório para a administração pública contratar jovens como aprendizes, entre outras medidas.

    • Publicações7757
    • Seguidores632607
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-enfatiza-importancia-da-lei-da-aprendizagem/486382485

    Informações relacionadas

    MPT quer aplicação da lei do contrato de aprendizagem

    Menor aprendiz no Brasil e seus direitos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)