Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPT investiga denúncia contra sindicato

    Curitiba - O Sindicato dos Vigilantes do Paraná é alvo de investigação pelo Ministério Público (MP) do Trabalho, suspeito de não fiscalizar empresas do setor em troca de patrocínio para um time de futebol amador. O vigilante Apolinário Sabino, autor da denúncia, disse que em 2006, o presidente do sindicato, João Soares, o secretário-geral, Paulo Roberto Rodrigues, e o secretário jurídico do órgão, Cícero de Caíres, teriam criado o Clube Esportivo de Segurança Privada (Cesp), um time amador, com o intuito de montar uma escola de futebol para filhos de vigilantes.

    Há, conforme a denúncia, vários recibos de pagamentos à instituição esportiva, que comprovariam a negociação do apoio financeiro. Sabino disse que ao menos seis empresas de segurança privada estariam pagando patrocínio para a equipe em troca de que o sindicato não fiscalize suas irregularidades. ''Nenhuma das empresas dá dinheiro para patrocínio. Esse agora é um patrocínio cala-boca'', acusou Sabino.

    O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp) e dono de uma das empresas que estariam envolvidas foi procurado pela reportagem, mas não não retornou as ligações. Para Soares, Caíre e Rodrigues, Sabino está tomando uma postura de defesa das empresas de segurança e estaria sendo pago para fazer essas denúncias e acabar com a credibilidade do sindicato. A diretoria afirma que tem vários documentos que comprovam denúncias feitas contra as próprias empresas que dão suporte para o Cesp. Os três afirmam que o patrocínio não influencia no trabalho do sindicato.

    O procurador responsável pelo caso, Gláucio Araújo Oliveira, preferiu não se pronunciar sobre a investigação, mas confirmou que o caso está, desde o mês de dezembro, com ele.

    Fonte: Folha de Londrina

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-investiga-denuncia-contra-sindicato/888280

    Informações relacionadas

    Luana De Alencar, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    Ação de Cobrança

    Aldemar Neto, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Petição de Ação de Cobrança Ordinária de Empresa Privada em face de Ente Público

    Gabriel Couto, Advogado
    Artigosano passado

    Conheça seus direitos: cancelamento de planos de saúde

    Dene Mascarenhas Advogados, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Empresas não podem pagar contribuição negocial aos sindicatos da categoria profissional.

    Ministério Público do Trabalho
    Notíciashá 15 anos

    Trabalhadores denunciam Sindicato por cobrança indevida de taxas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)