Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mulher recebe pensão por morte de marido desaparecido há 25 anos

    há 9 anos

    Vitória, 12/02/2013 - Moradora do Espírito Santo ganhou na Justiça o direito de pensão por morte de seu marido, desaparecido há 25 anos. A decisão foi proferida no início de fevereiro, resultante de atuação da Defensoria Pública da União (DPU).

    M.M.C.S. teve o benefício concedido devido à morte presumida do esposo. De acordo com o artigo 78 da Lei 8.213/1991, a pensão será concedida “por morte presumida do segurado, declarada pela autoridade judicial competente, depois de seis meses de ausência”.

    Desde 1990, após desaparecimento inexplicável, a assistida buscou incessantemente a pensão. Primeiro, ajuizou várias ações perante a Justiça estadual, por meio de advogado particular. A última ação foi extinta em 2014, pelo fato da Justiça estadual ter se declarado incompetente para analisar a questão.

    Orientada pelo próprio advogado particular, M.M.C.S. procurou a Defensoria Pública da União em Vitória. “Após averiguar a completa ausência de vínculos empregatícios, contribuições e atualizações cadastrais do marido da assistida, desde o desaparecimento ocorrido em 1990, a DPU ajuizou a ação pedindo a concessão do benefício de pensão por morte, mediante a declaração incidental de ‘morte presumida’ do segurado”, relatou o defensor responsável pelo caso, Ricardo Figueiredo Giori.

    Com a decisão, o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) concedeu o benefício à M.M.C.S., que era comprovadamente dependente do esposo. A data do início da concessão do benefício de pensão por morte é a mesma da decisão judicial.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4496
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulher-recebe-pensao-por-morte-de-marido-desaparecido-ha-25-anos/167135664

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)