Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Multa ambiental prescreve em cinco anos

    O Parecer nº 14.897 da Consultoria Jurídica da AGE - Advocacia Geral do Estado reratifica parecer de 2005 que trata sobre prazo decadencial e prescricional de apuração e cobrança de multa ambiental.

    Ao analisar o assunto, a Procuradora do Estado Nilza Aparecida Ramos Nogueira retificou entendimento anterior, firmando que a cobrança da multa ambiental prescreve em cinco anos e não mais no prazo de 10 anos estabelecido pelo Código Civil . Esse novo posicionamento da AGE, alinha-se a jurisprudência atual, decorrente da publicação, em 2008, do Decreto federal nº 6.514 , que fixa o prazo prescricional em cinco anos.

    Com relação ao prazo decadencial para apuração da existência de ilícito administrativo na área ambiental, o parecer manteve o tempo de cinco anos.

    O parecer foi aprovado e atendeu consulta do Instituto Estadual de Floresta.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multa-ambiental-prescreve-em-cinco-anos/960280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)