Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Município de Areia tem 180 dias para demitir servidores temporários

    Mais uma ação direta de inconstitucionalidade foi julgada pelo Tribunal de Justiça a favor do Ministério Público da Paraíba. Desta vez foi contra o município de Areia que tem, agora, 180 dias para exonerar os servidores temporários. A ação faz parte do programa da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp) de controle da constitucionalidade das leis municipais que tratam da admissão de servidores públicos sem concurso.

    Entre 2010 e 2011, foram ajuizadas 172 ações diretas de inconstitucionalidade (adins), impugnando leis municipais que contrariam o artigo 30 da Constituição Federal, já que preveem hipóteses inidôneas de contratação por prazo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

    Segundo Carlos Romero, a maioria das ações já foi julgada no mérito pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. “O TJ tem acolhido os pedidos do Ministério Público, declarando a nulidade das leis e estabelecendo prazos para a regularização do acesso ao serviço público por meio de concursos públicos”, disse.

    STF

    O programa desenvolvido pela Ccrimp também tem dado resultado em instâncias superiores. Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal confirmou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) proposta pelo Ministério Público Estadual contra a Lei nº 174/1997, do Município de São José de Caiana-PB. O Supremo rejeitou recurso do Município que atacava decisao do Tribunal de Justiça da Paraíba pela procedência da Adin.

    De acordo com o STF, a legislação que não cumpre esses requisitos, prevendo hipóteses muito genéricas e abrangentes de contratação, viola a regra do concurso público, sendo inconstitucional e, portanto, nula.

    Ccrimp

    A Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa é presidida pelo 1º subprocurador-geral de Justiça, Nelson Lemos, e coordenada pelo promotor de Justiça Carlos Romero Paulo Neto. Também integram a CCrimp, os promotores de Justiça Raniere Dantas, Rodrigo Pires, Andréa Pequeno, Anne Emanuelle e João Benjamim.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-de-areia-tem-180-dias-para-demitir-servidores-temporarios/100298878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)