Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Município de Frecheirinha deve pagar salário mínimo independente da jornada de trabalho

    há 12 anos

    O Município de Frecheirinha deve assegurar o pagamento de salário mínimo aos servidores, mesmo os que têm carga horária reduzida. A determinação é do juiz Antônio Carneiro Roberto, que está respondendo pela Comarca, distante 305 km de Fortaleza.

    O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Frecheirinha (Sindesf) ajuizou ação de obrigação de fazer, com pedido de antecipação de tutela, para que fosse pago salário mínimo por parte da Prefeitura. A entidade alegou que a redução do valor salarial tem causado prejuízos e vai de encontro ao que determina a Constituição Federal.

    O ente público requereu a improcedência da ação. Defendeu a impossibilidade de pagar salário mínimo a todos os servidores em razão da carga horária reduzida de alguns deles. Sustentou também que nenhum princípio, direito ou garantia constitucional é absoluto.

    Ao analisar o caso, o juiz Antônio Carneiro Roberto considerou que a redução salarial é inconstitucional e fere o princípio da irredutibilidade de vencimentos, prevista nos arts. 7 e 37 da Constituição Federal. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1.000,00.

    A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quinta-feira (06/09).

    Esta notícia foi acessada 00016 vez (es).

    • Publicações12454
    • Seguidores182
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-de-frecheirinha-deve-pagar-salario-minimo-independente-da-jornada-de-trabalho/100055439

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)