Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Na contramão do Supremo, STJ define tese que criminaliza porte de drogas

    Publicado por Justificando
    há 9 anos

    O Superior Tribunal de Justiça divulgou nesta semana duas teses sobre o porte de entorpecente para uso. Segundo o que foi definido pela corte na 45º edição de Jurisprudência em Teses, "a condenação transitada em julgado pela prática do tipo penal inserto no art. 28 da Lei n. 11.343/06 gera reincidência e maus antecedentes, sendo fundamento legal idôneo para majorar a pena".

    Um dos casos adotados como orientação foi o HC 299.988, de relatoria da ministra Maria Thereza de Assis Moura, da Sexta Turma. O caso foi julgado no dia 1º de setembro deste ano.

    Na prática, a definição da tese torna crime o uso de drogas e traz reflexos danosos a acusados no processo criminal. A reincidência costuma barrar uma série de situações, como a obtenção de uma liberdade provisória ou um regime de cumprimento de pena mais benéfico, além de necessariamente ser justificativa para aumentar a pena.

    O curioso é que, de outro lado, o Supremo Tribunal Federal, que interpreta a Constituição, está discutindo a constitucionalidade da criminalização do porte para uso. O placar está 3x0 para a a inconstitucionalidade da maconha e 1x2 para inconstitucionalidade de todas as drogas. Atualmente, o processo está pendente de vista do ministro Teori Zavascki.

    Essa situação revela um caminho adotado pelo STJ e outro, em sentido contrário, adotado pelo STF. Até o ministro Teori devolver o processo e o caso for definitivamente julgado, prevalecerá o entendimento do STJ e usuários de drogas enfrentaram um processo penal bem mais rigoroso.

    Leia aqui a 45º edição de Jurisprudência em Teses

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores948
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/na-contramao-do-supremo-stj-define-tese-que-criminaliza-porte-de-drogas/255343422

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)