Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

“Não podemos ser desacatadas pelo fato de sermos mulheres”, diz defensora ofendida por promotor

Ao saudá-la, o promotor pediu que a defensora se acalmasse, porque "a primeira vez com um negão não dói".

Publicado por Notícias Jurídicas
há 5 anos

Após ouvir de um promotor que "a primeira vez com um negão não dói", durante uma sessão do Tribunal do Júri, a defensora pública Fernanda Morais contou ao Migalhas como se sentiu após o episódio:

“Me senti extremamente constrangida e pessoalmente ofendida por ser mulher.”

Mesmo com o momento constrangedor, advogada ressaltou que não teve a intenção de desqualificar o trabalho do promotor ao expor a situação. “A minha irresignação dirigiu-se exclusivamente a uma fala que historicamente reflete uma cultura machista que vigora no sistema de Justiça, na verdade, que vigora em todas as instituições de maneira histórica e secular”, afirmou.

t

Machismo

Fernanda Morais disse que, após a exposição do caso, recebeu o relato de muitas mulheres contando que já sofreram com o machismo e com a violência de gênero no exercício de suas funções.

Ela destacou a necessidade de se pautar um debate maduro e sério a respeito desse problema:

“O que que quero é que a gente seja capaz de expor nossos problemas para que a gente pense em estratégias adequadas de enfrentamento dessa situação, porque isso não pode mais acontecer. Não podemos ser desacatadas, desrespeitadas exclusivamente pelo fato de sermos mulheres.”

Embora a defensora afirme que o machismo é presente no mundo jurídico, ela tem enxergado mudanças. Como exemplo, falou da Defensoria Pública da Bahia, que tem a sua composição majoritariamente feminina. “Essa é uma realidade que tende a se expandir, a alcançar todas as instituições de Justiça”, diz.

Fonte: Migalhas

Veja também:

>>>Conheça a tese da Correção do FGTS – Da teoria à prática

>>>Material completo para correção do FGTS

>>>Mais de 1.800 modelos de recursos de multa

>>>Kit do advogado: teoria e prática advocacia cível


  • Sobre o autorEncontre todas as notícias do mundo jurídico!
  • Publicações190
  • Seguidores139
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações247
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-podemos-ser-desacatadas-pelo-fato-de-sermos-mulheres-diz-defensora-ofendida-por-promotor/730918201

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)