Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Nas indenizações por danos morais, a correção monetária só pode ser calculada a partir da ...

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Nos casos de pagamento de indenizações por danos morais, a correção monetária só pode incidir sobre a quantia a ser paga a contar da data em que o magistrado fixar o valor devido. Com esse entendimento, a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, reunida em Brasília no dia 14 de junho, reformou decisão da Turma Recursal do Espírito Santo (TR) em sentido contrário.

    A Caixa Econômica Federal (CEF) recorreu à TNU após ter sido condenada a pagar a um correntista, a título de danos morais, R$ 7,7 mil corrigidos monetariamente desde 4 de maio de 2003, data em que o banco inscreveu o nome cliente no SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito) e no Serasa (Centralização dos Serviços Bancários). Para a CEF, a correção deveria ser calculada apenas a partir da decisão judicial.

    No processo, o autor, que foi correntista da CEF, conseguiu provar que, mesmo após ter encerrado sua conta, o banco compensou um cheque emitido anteriormente sem comunicá-lo, e passou a cobrar tarifas de manutenção da conta, débito de juros, IOC e CPMF, por mais de três anos. Ele só soube da dívida quando descobriu que seu nome estava negativado no SPC e no Serasa. E, mesmo assim, não foi fácil saber a origem do problema porque a CEF nada informou, nem mesmo quando foi consultada.

    Ficou assim caracterizada a responsabilidade do banco, afinal tratava-se de uma relação de consumo, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, define o código. Outro fator determinante na fixação do valor da indenização por danos morais foi a negativação do cliente. Ficou clara no processo a angústia do reclamante ao ver seu nome inscrito em cadastros de maus pagadores, sem ao menos ter obtido da CEF informação sobre sua dívida, justificou o acórdão da Turma Recursal.

    Na TNU, o relator do processo, juiz federal Paulo Arena, votou pela uniformização da questão com base em decisões anteriores da própria turma e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É assente na jurisprudência do STJ que nas hipóteses de indenização por danos morais, o termo inicial da correção monetária é a data do arbitramento dos próprios danos morais, a teor do verbete da Súmula nº 362: A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento, concluiu o magistrado.

    Processo nº 2004.50.50.005232-4

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nas-indenizacoes-por-danos-morais-a-correcao-monetaria-so-pode-ser-calculada-a-partir-da/2762547

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Nos termos do artigo 219, §5º, do CPC a prescrição deve ser reconhecida de ofício pelo juiz? - Rodrigo Caetano de Oliveira

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Correção monetária conta a partir de data de condenação por dano moral

    Adam Telles de Moraes, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Sobre os início de fluência dos juros moratórios e da correção monetária na responsabilidade civil (mora ex re e ex persona - jurisprudência do STJ).

    Leonardo Leonel Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Juros e correção monetária sobre dano moral e material

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 11 anos

    Admitida reclamação sobre termo inicial de juros de mora em indenização por dano moral

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)