Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negada liberdade provisória a acusado de transportar mais de 8 kg de maconha

    Por unanimidade, a 1ª Câmara Criminal denegou pedido de Habeas Corpus impetrado em favor de C. A. de S. S., apontando como autoridade coatora o juízo da Comarca de Dourados, preso pela suposta prática do crime de tráfico de drogas.

    De acordo com os autos, o paciente foi preso em flagrante junto com sua convivente no dia 21 de novembro de 2012, por volta das 18h30, no interior do terminal rodoviário em Dourados, portando 11 tabletes de maconha, totalizando 8.650 kg, infringindo, em tese, o artigo 33, caput , da Lei nº 11.343/06.

    Conforme o paciente, sua residência é em Uberaba (MG). Ele foi para Dourados com sua companheira e, por motivos financeiros, não teve como prosseguir até o país vizinho, Paraguai, onde iam adquirir roupas para revender em sua cidade, resolvendo retornar, momento em que foi preso em flagrante.

    O acusado e sua companheira negaram a propriedade da droga apreendida, mas há indícios de que a substância ilícita estava em uma das mochilas que traziam no interior do ônibus.

    Em seu voto, o relator do processo, Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, explica que para a concessão de liberdade provisória é necessária a análise das condições pessoais do paciente; contudo, ele não comprovou a ocupação lícita nem a ausência de antecedentes criminais; salientou ainda que o paciente sequer reside no distrito da culpa, mas em outro estado da Federação.

    A grande quantidade de droga apreendida, o fato de o paciente não residir no distrito da culpa e não comprovar possuir ocupação lícita são circunstâncias que indicam a alta reprovabilidade da conduta, que ofendem a ordem pública, a conveniência da instrução criminal, bem como a aplicação da lei penal, configurando a gravidade concreta do delito. Dessa forma, para o relator, não há nos autos comprovação dos requisitos subjetivos necessários para a concessão da liberdade provisória.

    Processo nº 4004177-75.2013.8.12.0000

    • Publicações14505
    • Seguidores736
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-liberdade-provisoria-a-acusado-de-transportar-mais-de-8-kg-de-maconha/100514568

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)