Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Neuza Maria de Souza é eleita prefeita de Rio Branco (MT)

    há 13 anos

    No último domingo (20), os eleitores de Rio Branco (MT) compareceram às urnas, em eleição suplementar, e elegeram Neuza Maria de Souza como prefeita e Sócrates Laet como vice-prefeito do município. O resultado foi divulgado pela Justiça Eleitoral no próprio domingo, às 18 horas.

    A candidata da coligação Cem Por Cento Rio Branco (PR, PTB e PPS) foi eleita com 1.758 votos. A coligação Rio Branco no Rumo Certo (PT, PMDB, PSDB, PSB e PP), que concorreu ao pleito com os candidatos Geovani Ferrari e Luiz Antônio Nogueira Garcia, o Sancoré, respectivos candidatos a prefeito e vice, obtiveram 1.310 votos.

    Segundo o juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral, Fernando da Fonseca Melo, a eleição transcorreu na mais perfeita ordem e tranqüilidade. “Os eleitores compareceram às urnas e manifestaram a sua vontade”, afirmou.

    A eleição foi marcada pelo Tribunal Regional de Mato Grosso em virtude da cassação do prefeito eleito em 2008, por compra de votos. A legislação eleitoral prevê a realização de novas eleições em municípios onde prefeitos cassados obtiveram mais 50% dos votos válidos no pleito em que foram eleitos.

    Rio Branco possui dois locais de votação, 15 seções eleitorais e 3.891 eleitores aptos a votar. O índice de abstenção foi de 18,25%.

    Substituição de candidato na véspera do pleito

    Na tarde de sábado (19), a coligação Cem Por Cento Rio Branco (PR, PTB e PPS), protocolou o requerimento para substituir os nomes que concorreriam à prefeitura. A chapa passou então a concorrer com Neuza Maria de Souza, a professora Neuza, e Sócrates Laet, que acabaram eleitos prefeita e vice.

    Isso aconteceu devido ao indeferimento, pela justiça eleitoral de Mato Grosso, da candidatura de Antônio Xavier de Araújo, o Totonho (PPS). A justiça entendeu que o candidato, por não possuir filiação partidária a mais de um ano, não poderia ser eleito. Totonho era filiado ao PPS de Rio Branco desde setembro de 2007 e requereu sua desfiliação em 2010.

    Ele ainda tentou por meio de liminar garantir a candidatura, mas o pedido foi negado pelo juiz Sebastião de Arruda Almeida.

    Presos

    Ao todo, oito pessoas foram detidas e autuadas, sendo quatro pela Polícia Judiciária Civil e quatro pela Polícia Militar de Rio Branco. As detenções se deram em virtude de a realização de propaganda irregular (distribuição de material impresso) e transporte irregular de eleitores.

    Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-MT

    E-mail destinatário:

    • Publicações14554
    • Seguidores286464
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações200
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/neuza-maria-de-souza-e-eleita-prefeita-de-rio-branco-mt/2574965

    Informações relacionadas

    TRE cassa mandato de prefeito de Rio Branco e decide por eleição suplementar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)