Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Norma que fixa regras da gratuidade de justiça é compatível com Constituição

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    A parte beneficiada pela isenção do pagamento de custas de defesa perante a Justiça será obrigada a arcar com esses custos em um período de cinco anos, desde que isso não prejudique o seu sustento ou o de sua família. Se depois de cinco anos não puder fazer o pagamento, a obrigação está prescrita. Essa é a norma para concessão do benefício, estabelecida pelo artigo 12 da 1.060/1950, e que o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que foi recepcionada pela Constituição.

    A decisão foi tomada no julgamento de três processos — embargos de declaração nos recursos extraordinários 249003 e 249277 e agravo regimental no RE 284729. Nos três casos, os recursos foram interpostos por particulares que litigam contra a Caixa Econômica Federal questionando decisões monocráticas do ministro Moreira Alves (aposentado) relativas a expurgos do Plano Bresser, mas que, na parte dispositiva, determinaram que as custas e os honorários advocatícios fossem repartidos e compensados na proporção das sucumbências.

    As partes, beneficiárias da gratuidade de justiça, alegam que a execução das custas e dos honorários ficaria suspensa, nos termos do artigo 12 da Lei 1.060/1950, não cabendo a repartição ou compensação.

    Devido à cláusula de reserva...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11019
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/norma-que-fixa-regras-da-gratuidade-de-justica-e-compativel-com-constituicao/266985908

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)