Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Notificação entregue em endereço errado justifica anulação de sentença

    Publicado por Adriano Oliveira
    há 6 anos

    Notificação entregue em endereço errado justifica anulação de sentença

    12 de fevereiro de 2018, 8h41

    • Notificação entregue em endereço errado justifica a nulidade dos atos processuais. A decisão é do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) ao anular sentença após constatar que a empresa não foi regularmente notificada da audiência inicial na ação de origem.
    • Inconformada com a aplicação da pena de confissão ficta — uma das consequências da revelia, que consiste na presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor —, a empresa recorreu ao TRT-6 alegando que a sentença deveria ser anulada, pois não foi citada.
    • O autor da ação havia informado erroneamente o endereço. No recurso, a empresa afirmou que só tomou conhecimento da ação quando a intimação foi encaminhada ao endereço correto, depois que já havia faltado à sessão inaugural.
    • Para o relator, desembargador Fábio Farias, ficou explícito o equívoco do autor da reclamação trabalhista: “Restou claro o erro do reclamante em informar o endereço da reclamada, pois, como salientado pelo ‘parquet’, trata-se de informações de fácil conhecimento, haja vista constar no contrato social que se encontra na Junta Comercial do Estado, desde 11/06/2015, data anterior à propositura da reclamação trabalhista”.
    • Nesse contexto, entendeu o relator que se configurou justo motivo para anular a sentença, com base nos incisos V e VIII do artigo 966 do Código de Processo Civil, que autorizam a rescisão das decisões de mérito quando houver violação manifesta de norma jurídica ou erro de fato verificável do exame dos autos.
    • Assim, desconstituiu a sentença, declarando nulos todos os atos processuais praticados a partir da citação. Por fim, condenou o réu ao pagamento de honorários de sucumbência. O voto foi acompanhado por unanimidade pelos demais desembargadores do Pleno. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-6.

    • Sobre o autorSe for difícil, eu faço. Se for impossível, dê-me cinco minutos para me preparar
    • Publicações1
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/notificacao-entregue-em-endereco-errado-justifica-anulacao-de-sentenca/544802407

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Nulidade de Ato Judicial Devido a Falta de Citação Válida ( Querela Nullitatis Insanalibis ) - Procedimento Comum Cível

    RS Advogados e Associados, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Situações dano moral presumido

    17 Últimas Peças de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 6 anos

    Notificação entregue em endereço errado justifica anulação de sentença

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    O que se entende por dano moral in re ipsa?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)