Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Novas regras para tirar carteira de habilitação entram em vigor

    Publicado por Agência Brasil
    há 15 anos

    Elza Fiuza/ABr

    Brasília - O carteiro Aldemir Pinheiro da Silva fala sobre as novas regras para tirar carteira de habilitação, que entram em vigor nesta quinta-feira (1º)

    Brasília - As novas regras para tirar carteira de habilitação entram em vigor hoje (1º) em todo o país. A partir de agora, os candidatos a motorista terão que fazer 45 horas/aula de curso teórico e não mais 30, como era antes.

    As aulas de direção defensiva, por exemplo, passam de oito para 16 horas, e a de legislação de trânsito, de 12 para 18 horas. O curso de direção veicular também será estendido, passando a ter 20 horas/aula �"antes eram 15.

    De acordo com nota divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as novas regras têm o objetivo de melhorar a formação dos condutores e, conseqüentemente reduzir os acidentes. Por isso, continuarão a ser abordadas no curso teórico questões sobre direção em situações de risco, equipamentos de segurança do motociclista e mudanças no comportamento do motorista após consumo de álcool e outras substâncias psicoativas.

    Entre as novidades está a permissão para que motociclistas passem a fazer aulas práticas em vias públicas, desde que eles recebam as instruções antes em circuito fechado.

    Com o aumento da quantidade de aulas, os cursos também devem ficar mais caros. A expectativa do Sindicato das Auto e Moto Escolas do Estado de São Paulo é que a carteira de habilitação fique de 20% a 30% mais cara.

    Mas esse não foi o único motivo que fez com que candidatos a motoristas e motociclistas se apressassem para tirar a carteira antes das novas regras. O carteiro Aldemir Pinheiro da Silva disse que teve receio de enfrentar o trânsito para fazer as aulas práticas."Eu me sinto inseguro de pegar a moto e sair no trânsito enquanto estou aprendendo. Fora do circuito fechado fica difícil de o instrutor passar as orientações", avaliou. Ele acrescenta que, se pudesse optar," não iria querer fazer aulas no trânsito ".

    As novas regras dividem opiniões dos instrutores de auto-escolas. Em Brasília, alguns instrutores de motos nem sabiam que as novas regras incluem aulas em vias públicas. Para Carlos Corrêa, que tem permissão para guiar motocicleta há dez anos e dá aulas de direção há cinco, o ensino no trânsito pode ser arriscado para alunos e instrutores."No trânsito as pessoas não respeito nem os carros de auto-escola, imagine as motos de aprendizes. Um instrutor ir na garupa de um aluno ensinando pode ser muito arriscado", acredita Corrêa.

    Já o instrutor Nivaldo José Gonçalves, que atualmente ensina motoristas candidatos a carteira do tipo B (carro), mas já deu aula para os candidatos à habilitação do tipo A (moto), a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é boa."Antes ficava muito restrito, o aluno sequer passava a segunda marcha. O que ele fazia na aula de moto não era correspondente ao que ele ia viver no trânsito", avalia o instrutor. Veja no quadro abaixo as principais mudanças que entram em vigor hoje para quem vai tirar a carteira de habilitação:

    Como eraComo fica
    Curso teórico total - 30 horas/aulaCurso teórico total - 45 horas/aula
    Legislação de trânsito - 12 horas/aulaLegislação de trânsito - 18 horas/aula
    Direção defensiva - oito horas/aulaDireção defensiva - 16 horas/aula 
    Curso prático - 15 horas/aulaCurso prático - 20 horas/aula 
    Motociclistas só treinavam em circuto fechadoMotociclistas fazem aulas no trânsito, após instruções em circuito fechado

    Fonte: Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42730
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novas-regras-para-tirar-carteira-de-habilitacao-entram-em-vigor/511174

    Informações relacionadas

    Emissão da CNH sem passar por autoescola? Projeto de Lei sugere que SIM!

    Dica De Ouro, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Autoescola deve deixar de ser obrigatória para tirar a CNH

    Philipe Monteiro Cardoso, Advogado
    Artigosano passado

    Inadimplente pode perder a carteira nacional de habilitação segundo STF

    Sérgio Henrique da Silva Pereira, Jornalista
    Artigoshá 9 anos

    Os direitos do consumidor aluno de autoescola (Centro de Formação de Condutores) — Parte I

    Luiz Antonio Pedrotti, Assistente Administrativo
    Artigoshá 8 anos

    Os portadores de epilepsia e o direito de dirigir

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Ij continuar lendo

    Preciza. Facilita mais o jeito pra tira carteira continuar lendo

    Gostaria de deixar minha opinião aqui sobre aprovação para categoria A moto,,vejo que ao fazer aulas no moto pista,não leva a uma experiência no trânsito real,sou condutor D e dirijo muito bem moto,mas ao fazer aula na moto pista,não consigo passar,pois os examinadores não aprova por pequena situações,como balançar a moto,ou o próprio corpo acima da moto,fora que que é muito estreito o percurso para fazer o exame,vejo que nas vias públicas não andamos também só de primeira macha como exige na moto pista,,vejo que com tantas exigência na moto pisa do percurso,nos leva que é só para recardar dinheiro para o Governo,,Gostaria que as aulas e exames voltassem para as ruas,assim vamos andar na realidade do trânsito e de tudo o que ele nos oferece. Um bom dia para todos. continuar lendo