Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O assédio sexual no trabalho

    há 6 anos

    O assédio sexual, pode causar um ambiente desagradável no trabalho, colocando em risco o emprego do assediador, que poderá ser demitido por justa causa e atenta contra a integridade e dignidade da pessoa assediada, a qual poderá ajuizar pedido de indenização por danos físicos e morais.

    TRT9 - Tribunal confirma justa causa aplicada a motorista que assediou sexualmente colega de trabalho

    Uma decisão da 7ª Turma do TRT do Paraná confirmou a demissão por justa causa aplicada pela Usina de Açúcar Santa Terezinha, de Maringá, a um motorista da empresa que expôs suas partes íntimas à colega de trabalho. O incidente aconteceu em julho de 2014, enquanto os dois executavam serviços na lavoura. O colegiado considerou justificada a dispensa do profissional por incontinência de conduta ou mau procedimento, como prevê o artigo 482, alínea b, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A incontinência de conduta, no caso, está ligada à conduta sexual do empregado. Isto ocorre por hábitos e costumes inconvenientes, desrespeito aos colegas de trabalho, linguagem e atos obscenos, ofensa ao pudor, pornografia, exposição de partes íntimas, etc. Em resumo, é a total falta de moralidade e respeito perante o local em que exerce suas atividades empregatícias, enfatizaram os julgadores. Apesar de não haver testemunhas do ocorrido, os magistrados consideraram legítimo o relato da empregada sobre a situação de assédio da qual foi vítima. No acórdão, de relatoria do desembargador Benedito Xavier da Silva, os julgadores destacaram que a existência de prova testemunhal não é comum nos ilícitos de natureza sexual e que são poucas as situações em que há provas fartas para a condenação do acusado. Os desembargadores observaram, ainda, que cabe ao operador do direito atribuir valoração diferenciada às declarações da vítima quando se trata deste tipo de comportamento. Nos crimes contra a liberdade sexual, e. G., a palavra da ofendida constitui o vértice de todas as provas. (...) Registre-se, por oportuno, que dificilmente vítimas de atos ilícitos contra a dignidade e liberdade sexual os inventam, considerando que referidos comportamentos carregam um forte e negativo estigma social, além dos ofendidos passarem por enorme constrangimento, constou no acórdão da 7ª Turma. Cabe recurso da decisão. Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região

    • Sobre o autor"Se você esperar pelas condições perfeitas, nunca vai fazer nada."
    • Publicações12
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-assedio-sexual-no-trabalho/550961330

    Informações relacionadas

    Assédio sexual no trabalho

    Campagnoli Advocacia, Advogado
    Notíciashá 18 dias

    Empresa é condenada por assédio sexual a trabalhadora.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)