Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O que acontece quando termina o prazo da locação?

    Publicado por João Borges Filho
    há 3 anos

    Quando tratamos de relações de locação de imóveis um ponto bastante importante é o final do contrato de locação. O contrato pode ser celebrado de várias formas, seja verbalmente ou por escrito, e com um prazo que será determinado pelos contratantes.

    Porém, o locador deve ter cautela na hora de determinar como será feito o contrato de locação, já que isso irá influenciar nas suas possibilidades de encerrar o contrato.

    Contrato de locação

    O contrato de locação feito por escrito deve conter um prazo determinado para sua vigência. Ao final do prazo pactuado, o locador pode exigir que o locatário deixe o imóvel, acabando totalmente com a locação.

    No caso do contrato por prazo determinado, o locador não pode, por vontade própria, rever o imóvel, a não ser que ocorra uma das hipóteses abaixo (artigo da Lei do Inquilinato):

    I – acordo entre o locador e o locatário;

    II – prática de uma infração legal ou contratual;

    III – o locatário não cumpra com o pagamento do aluguel e demais encargos;

    IV – realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário no imóvel ou, podendo, ele se recuse a consenti-las.

    No caso da locação residencial, se o contrato for firmado por escrito e com prazo igual ou superior a 30 meses, o contrato acaba ao final do prazo. Porém, se passados 30 dias do final do prazo estipulado, e o locatário permanecer no imóvel sem resistência do locador, a locação continua, agora com prazo indeterminado.

    Nesse caso, o locador pode reaver o imóvel locado, contanto que dê ao locatário uma antecedência de 30 dias.

    Já nos contratos de locação residencial feitos verbalmente ou por escrito e com prazo inferior a 30 meses, se ocorrer a prorrogação, o locador só poderá reaver o imóvel nas hipóteses mencionadas anteriormente ou em decorrência de extinção do contrato de trabalho, se a ocupação do imóvel pelo locatário estava relacionada com o seu emprego. Outras hipóteses são:

    – pedido para uso próprio do locador, de seu cônjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente que não disponha, assim como seu cônjuge ou companheiro, de imóvel residencial próprio;

    – pedido para demolição e edificação licenciada ou para a realização de obras aprovadas pelo Poder Público, que aumentem a área construída, em, no mínimo, vinte por cento ou, se o imóvel for destinado a exploração de hotel ou pensão, em cinquenta por cento.

    – se a vigência ininterrupta da locação ultrapassar cinco anos.

    Ou seja, a locação de imóvel residencial feita sem prazo determinado, ou seja, verbalmente, ou aquela feita com prazo inferior a 30 meses dão ao locador menos liberdade na hora de querer reaver o imóvel locado, por isso é necessário cuidado no momento de celebrar um contrato de locação.

    Locação de imóvel não residencial

    Nesse caso, o contrato deve ser feito com prazo determinado, e se aplica a regra geral. A final do prazo, o locatário deve deixar o imóvel. Porém, se ele não o deixar no prazo de 30 dias após o tempo estipulado, e o locador não oferecer resistência, a locação continua, agora com prazo indeterminado.

    Porém, em alguns casos, o locatário tem o direito a renovação do contrato, se obedecer a alguns requisitos. Já falamos sobre o direito à renovação automática nesse texto.

    Portanto, é importante analisar com cuidado as condições e o prazo do contrato de locação, para evitar que o locador não possa reaver seu imóvel, ou que as condições se tornem desfavoráveis para o locatário.

    • Publicações24
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3626
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-acontece-quando-termina-o-prazo-da-locacao/1141040963

    Informações relacionadas

    Renata Gouveia Aveiro Loos, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Término da Locação = Renovação Automática ou Prazo Indeterminado?

    Júlia Mendes, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [MODELO] Termo Aditivo de contrato de locação - Alteração do valor e índice de reajuste da locação

    Tatiane Rodrigues Coelho, Advogado
    Artigoshá 3 meses

    Contrato de locação vencido tem validade?

    Consequências de um contrato de locação residencial pelo prazo de 12 (doze) meses

    Erika Nicodemos Advocacia, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Aluguel: tudo que você precisa saber sobre desocupação do imóvel

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa tarde! Meu contrato de aluguel vence dia 26/07/2024, e o dia do vencimento para pagamento do aluguel é todo dia 10.
    Minha dúvida é: tenho que pagar o aluguel do mês de julho, ou posso me mudar até o dia 10/07/2024 sem ter que pagar o mês? Pois pagarei o mês de junho, assim sendo até dia 10 de julho está pago. continuar lendo

    Tenho um imóvel comercial q vence o contrato em julho agora. Poderei aumentar quanto eu quiser ou há uma lei sobre isso continuar lendo

    Meu contrato de locação, 1 ano, venceu. No novo contrato houve um aumento de 30%. Isso é correto?
    O locador pode colocar o valor que quiser no novo contrato para o mesmo locatário? continuar lendo