Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

O que se entende por abolicionismo penal? - Joice de Souza Bezerra

há 14 anos

É um movimento relacionado à descriminalização, que é a retirada de determinadas condutas de leis penais incriminadoras e à despenalização, entendida como a extinção de pena quando da prática de determinadas condutas. Como bem escreveu Guilherme de Souza Nucci, in Direito Penal , Parte Geral 2ª parte, Ed. CPC, p. 14 e 15, trata-se de novo pensamento que vem ganhando adeptos entre penalistas especialmente na Europa, (...) fruto de estudos e artigos de Louk Hulsman (Holanda), Thomas Mathiesen e Nils Christie (Noruega) e Sebastian Scheerer (Alemanha). O autor explica que se trata de um novo método de vida posto apresentar uma nova forma de pensar o direito penal, uma vez que se questiona o verdadeiro significado das punições e das instituições, com o objetivo de construir outras formas de liberdade e justiça.

A questão é interessante e serve como um dos meios de se amenizar o caos penitenciário em que se encontra o país. Isso porque pode ser aplicada rapidamente e apresentará resultados a curto prazo, estabelecendo penas somente aos atos criminosos que atinjam, verdadeiramente, o indivíduo ou a coletividade.

Assim, para determinadas condutas, hoje criminosas, não haveria nem a tipicidade penal nem pena.

Pode-se argumentar que tal medida seria uma espécie de incentivo para que se cometessem tais condutas, vez que estas não mais seriam condutas criminosas e sim atos da conduta humana. Mas o fato de se despenalizar não incentiva a conduta, prova disso é o tratamento atribuído ao usuário drogas, ele não é criminoso, é dependente, não precisa ser encarcerado, merece ser curado, e, o fato de não mais se incriminar o usuário não resultou em aumento de usuários.

Desse modo, apenas para concluir, o abolicionismo penal, que poderia, por exemplo, ser atribuído a crimes leves patrimoniais, é instrumento de justiça e segurança social e está diretamente relacionado ao princípio da dignidade da pessoa humana.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876155
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-abolicionismo-penal-joice-de-souza-bezerra/2032228

Informações relacionadas

Alice Bianchini, Advogado
Artigoshá 11 anos

Abolicionismo penal

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Movimentos do Direito Penal: Lei e Ordem, Garantismo, Abolicionismo, Funcionalismo e o Direito Penal do Inimigo.

Andréa Luiza Coelho, Advogado
Artigoshá 4 anos

Abolicionismo Penal: uma possibilidade ou utopia?

Alisson Trajano, Advogado
Artigoshá 10 anos

Abolicionismo e Minimalismo Penal: A contração do avanço expansionista do Direito Penal Contemporâneo

Artigoshá 6 anos

Teorias das penas

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"Mas o fato de se despenalizar não incentiva a conduta, prova disso é o tratamento atribuído ao usuário drogas, ele não é criminoso, é dependente, não precisa ser encarcerado, merece ser curado, e, o fato de não mais se incriminar o usuário não resultou em aumento de usuários". Qual a fonte para se afirmar isto? Acho vazia e totalmente destituída de sentido, feita somente para corroborar a tese defendida. Realizar pesquisas sérias e estudos de caso ninguém quer. Agora sair falando este tipo de coisa todos se arriscam. Palmas à liberdade de expressão pelo simples exercício do direito! continuar lendo

Entendo que seja um texto opinativo. Então não é obrigatório a citação de fontes. continuar lendo

Há uma confusão no concerne a Abolicionismo Penal e Direito Penal Mínimo. continuar lendo

Essa mentalidade compassiva ajudou a fazer do Brasil o país da impunidade.

Pequenos delitos são o caminho para delitos maiores.

É muito fácil para altos funcionários públicos, deputados, juristas e advogados (que andam armados e moram em condomínios fechados) criarem penas alternativas enquanto o restante da população se vira para fugir dos criminosos que estão soltos pela rua.

Falo como um cidadão comum, decepcionado com a situação da segurança pública brasileira. continuar lendo

O Brasil tem a quarta maior população carcerária no mundo. Tem certeza que é o país da impunidade? continuar lendo

quando a pessoa cumpre apenas 1/6 da pena, é sim continuar lendo

Sem comentários para essa estupidez! Entendo que algumas pessoas sejam a favor de algo assim, como o Fernandinho Beira-Mar e seus asseclas, ou os integrantes de qualquer facção criminosa. Sem esquecer dos criminosos de colarinho branco. Só assim ou estar muito desconectado da realidade pra pensar dessa forma. continuar lendo