Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-CE entrega amanhã lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça do Ceará

    há 11 anos

    A diretoria da OAB-CE entregará, amanhã, ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Foram eleitos, em primeiro escrutínio, Cid Marconi (36 votos), Virgílio Maia (31), Leandro Vasques (31), Gina Pompeu (28 votos) e Paulo Airton Albuquerque (26). O último eleito foi Armando Costa Jr, com 23 votos, no quarto escrutínio, por maioria simples.

    Caberá ao TJCE indicar a lista tríplice e enviá-la ao governador Cid Gomes, que, por sua vez, escolher o futuro desembargador do Tribunal de Justiça na vaga da advocacia. A vaga para um representante da Ordem surgiu com a aposentadoria do desembargador Ernani Barreira Porto.

    O critério do Quinto Constitucional determina que um em cada cinco desembargadores dos tribunais de Justiça estaduais, federais e do Trabalho seja oriundo de fora da magistratura, como forma de democratizar e oxigenar as Cortes. Alternam-se na disputa por essas vagas membros do Ministério Público e da advocacia.

    Logo após a votação, acompanhada por aproximadamente 10 mil internautas (a sessão foi transmitida ao vivo pelo site da Secional), o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, reuniu-se com os seis eleitos, quando os parabenizou e firmou compromisso simbólico de que o novo desembargador (a ser escolhido dentre os que compõem a lista sêxtupla) mantenha o elo entre a OAB-CE e o Judiciário. Enfatizou Valdetário que a advocacia cearense vive momentos difíceis, em razão da deficiência da Justiça estadual.

    “É fundamental que o desembargador escolhido pelo Quinto Constitucional tenha compromisso com a classe”, observou Valdetário Monteiro. Desde 2010, a OAB-CE realizou quatro Quintos Constitucionais (três para o TJCE, dos quais um ocorrido nesta segunda-feira, 27) e outro para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Acredita o presidente da Secional que o próximo deverá ocorrer em, no mínimo, dez anos, o que aumenta a responsabilidade dos representantes da advocacia nos tribunais.

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ce-entrega-amanha-lista-sextupla-ao-tribunal-de-justica-do-ceara/100534703

    Informações relacionadas

    OAB - Seccional Ceará
    Notíciashá 11 anos

    Imprensa repercute eleição para o Quinto Constitucional do TJCE

    OAB - Rio de Janeiro
    Notíciashá 11 anos

    CNJ cria limite de 30% para patrocínio de evento de juiz

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Notíciashá 14 anos

    Desembargador Raul Araújo Filho assume no dia 12 o cargo de ministro do STJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)