Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

OAB diz que greve é culpa da 'política abusiva de preços dos combustíveis'

Entidade, porém, não apoia greve porque 'impede o direito de ir e vir da sociedade'

Publicado por Diego Brandão
há 6 anos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) culpou, nesta sexta-feira, a política de preços dos combustíveis pela greve dos caminhoneiros, mas critica os grevistas por impedirem o direito de ir e vir das pessoas.

"A greve dos caminhoneiros é consequência do desconcerto geral do país, agravado pela política abusiva de preços dos combustíveis. As altas constantes têm prejudicado todo o sistema produtivo e o cotidiano dos cidadãos. A adoção dessa política, sem levar em conta seus efeitos sociais, inviabilizou a atividade dos responsáveis pela quase totalidade do abastecimento no país", diz a entidade em comunicado divulgado nesta tarde.

Desde o início da greve, o governo tem dito que não recuará na política de reajuste dos preços de combustíveis, que leva em conta os valores internacionais do barril de petróleo e é aplicada pela Petrobras.

O presidente da estatal, Pedro Parente, chegou a dizer que se o governo mudasse essa política para exigir que a estatal não repassasse aos consumidores a variação internacional do preço do petróleo, seria necessário mudar a diretoria da estatal.

A OAB, porém, não se alinhou em apoio aos grevistas, porque considera que o movimento está impedindo a liberdade individual das pessoas.

"O direito à livre manifestação não comporta o sufocamento de outros direitos, como o de ir e vir e o de ter acesso à saúde, alimentação e segurança. Na mesma linha, deve o governo lidar com a situação de forma a não agravar a tensão social nem as ofensas aos direitos fundamentais", prossegue o comunicado.

A Ordem afirma ainda que é "preciso que o governo encontre meios de economizar despesas, sem onerar ainda mais os contribuintes, que são atingidos por uma das mais altas cargas tributárias do mundo".

Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/oab-diz-que-greve-culpa-da-política-abusiva-de-precos-dos-combustiveis-22718490#ixzz5GpQAp8IP

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações23
  • Seguidores104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações365
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-diz-que-greve-e-culpa-da-politica-abusiva-de-precos-dos-combustiveis/582947873

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"A OAB, porém, não se alinhou em apoio aos grevistas, porque considera que o movimento está impedindo a liberdade individual das pessoas."

ÉÉÉ, vai lá OAB junto com os direitos humanos defender os (vagabundos) que estão na universidade do crime, (cadeia). Vocês só sabem fazer isso né.

É lamentável ver a classe com um pensamento assim.

Como sempre eu digo, a OAB se esconde quando mais a população precisa dela. A mesma coisa eu digo para os advogados. Quase nenhum foi dar apoio aos caminhoneiros.

Infelizmente todos estão contribuindo para esse BraZil com (Z) continuar nessa merda. continuar lendo