Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

OAB entrega ao STJ lista sêxtupla de candidatos para vaga de ministro

Resumo da notícia

Notícia publicada originalmente: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/19062023-OAB-entrega-ao-STJ-lista-sextupla-de-candidatos-para-vaga-de-ministro.aspx

O presidente do conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, entregou nesta segunda-feira (19) para a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, a lista sêxtupla dos advogados indicados para a vaga aberta no STJ após a aposentadoria do ministro Felix Fischer.

Estiveram presentes ao ato o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, o vice-presidente nacional e o diretor-tesoureiro da OAB, Rafael Horn e Leonardo Campos.

Os nomes dos seis advogados foram escolhidos pelo conselho federal da OAB, na tarde desta segunda-feira, dentre 34 profissionais inscritos. São eles: Daniela Teixeira, Luís Cláudio Chaves, Luiz Cláudio Allemand, Otavio Luiz Rodrigues Junior, André Luis Guimarães Godinho e Márcio Eduardo Tenório da Costa Fernandes.

(Foto:Lucas Pricken/STJ)

Está programada para o dia 23 de agosto a sessão do Pleno do STJ para a escolha dos três nomes que serão enviados ao presidente da República, que indicará um deles. O novo ministro será nomeado após a aprovação do nome pelo Senado. No mesmo dia, o Pleno também realizará a escolha da lista quádrupla dos desembargadores indicados pelos Tribunais de Justiça para as vagas abertas após a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

A composição do STJ está definida no artigo 104 da Constituição, o qual prevê que, dos 33 ministros, um terço é escolhido dentre integrantes dos Tribunais Regionais Federais; um terço, dentre desembargadores dos Tribunais de Justiça; e um terço, em partes iguais, alternadamente, dentre advogados e membros do Ministério Público (MP).

A relação entre o número de cadeiras ocupadas por ministros oriundos da advocacia e do MP se alterna ao longo do tempo. Como o tribunal tinha, com Felix Fischer, seis membros originários do MP, sua vaga será ocupada por um advogado (grupo que passará a ser majoritário no terço reservado às duas categorias). Quando a vaga se abre no grupo minoritário, a substituição é feita por um candidato da mesma origem.

  • Publicações25
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-entrega-ao-stj-lista-sextupla-de-candidatos-para-vaga-de-ministro/1870131888

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Passou da hora de acabar com esse (esquema) de indicações. As vagas deveriam ser preenchidas através de juiz de carreira. OAB deveria ter cobrado isso ao invés de ter tentando indicar alguém. Chega dessa patifaria de indicação. Os ministros estão sendo indicados para julgarem processos de políticos partidário. Veja só o STF que está defecando em cima das nossas cabeças devido as condenações a absolvições sem (pé e cabeça). OAB foca no futuro e veja o que é realmente melhor para esse BraZil. continuar lendo