Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-PE acompanha caso de homem que se passava por advogado em Paulista

    há 8 anos

    A Comissão Contra o Exercício Ilegal da Profissão da OAB-PE (CEI) está acompanhando o caso de um ex-estagiário da Casa que atuava ilegalmente como advogado na cidade do Paulista. O homem de 41 anos foi preso na tarde da terça-feira, dia 17, e encaminhado ao Cotel. O presidente da CEI, Hélder Pessoa de Macêdo, esteve na Delegacia de Polícia da 28ª Circunscrição, em Paulista, na manhã desta quarta-feira, dia 18.

    Recebido pelo delegado Gilmar Rodrigues, Hélder Macêdo colocou a Ordem à disposição no sentido de colaborar com as investigações. Ele também destacou a atuação da comissão para coibir práticas ilegais como estas. “Um cliente do suposto advogado procurou a nossa Comissão e, orientado por nós, foi até a Polícia com uma certidão emitida pela OAB-PE comprovando que o suposto advogado, na verdade, não é mais nem mesmo estagiário”, destacou o presidente da CEI.

    A farsa foi descoberta quando o homem deixou de dar entrada em uma contestação. Em sua casa a polícia encontrou 20 petições assinadas, cartões de visita, carimbo de advogado, uma espingarda calibre 12, munições e materiais de uma empresa de vigilância eletrônica da qual ele diz ser dono. A carteira de estagiário do suspeito já estava cancelada desde agosto de 2013, mas mesmo assim ele a usava escondendo a letra E, impressa no cartão junto à numeração, que identifica a inscrição como sendo de um estagiário.

    “Ele tinha contratos de honorários com várias vítimas, muitas delas humildes, que foram enganadas”, afirmou o delegado Gilmar Rodrigues. O suspeito vai responder por falsidade ideológica, posse ilegal de arma e exercício ilegal da profissão, além de estelionato. Um processo ético disciplinar também já foi instaurado na OAB-PE. Os advogados que assinam seus nomes junto ao dele em algumas das petições também serão ouvidos pela Polícia.

    Desde o início da gestão, a coibição de abusos e da prática ilegal da profissão tem sido uma rotina, principalmente após a instauração de uma comissão específica para investigar estes casos. O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, destaca a importância do trabalho da CEI. “O exercício ilegal da profissão é crime. Temos o compromisso de combater esta prática criminosa que afeta nossa instituição e se reflete na sociedade”, destaca o presidente. “Não vamos permitir que estes falsos profissionais maculem os valores éticos e morais da nossa profissão”, concluiu.

    • Publicações2322
    • Seguidores108
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações258
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pe-acompanha-caso-de-homem-que-se-passava-por-advogado-em-paulista/257714872

    Informações relacionadas

    Notíciashá 11 anos

    Falsa advogada é detida em Morrinhos

    Vinhas Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Polícia pede prisão de suposta falsa jurista Cátia Raulino

    Notíciashá 11 anos

    Após denúncia da OAB-GO, falsa advogada é presa em Formosa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)