Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    OAB SP combate dispensa do advogado particular em procedimentos de adoção

    há 9 anos

    A OAB SP protocolou junto ao Conselho Nacional de Justiça, pedido de providências contra ato da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que, no § 2º do art. 1º do Provimento 36/2014, dispôs que “não deverá ser determinado, quando o adotando estiver em instituição de acolhimento, por constituir ônus em detrimento à situação dos acolhidos, que os pretendentes à adoção constituam advogado particular para postular a destituição do poder familiar”.

    “Trata-se de uma norma que atenta claramente contra a indispensabilidade do advogado prevista no artigo 133 da Constituição Federal, além de impedir o direito ao acesso à Justiça, à garantia do devido processo legal e à defesa. Também é flagrante que a constrição afronta questão relacionada aos limites da competência da Justiça Estadual ao pretender estabelecer regras sobre procedimento que já possui legislação específica (Estatuto da Criança e do Adolescente) além de representar um desrespeito à advocacia particular”, afirmou o presidente Marcos da Costa.

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sp-combate-dispensa-do-advogado-particular-em-procedimentos-de-adocao/217108485

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)