Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ONG Trilobita alerta sobre o veganismo

    Por ONG Trilobita (em colaboração para a ANDA)

    Reprodução / Facebook

    O movimento contra a crueldade e exploração animal vem crescendo a cada dia mais, ganhando novos adeptos. Ele abrange a indústria da moda, alimentação e tipos de entretenimento que envolvem animais, como zoológicos e circos. Para se ter uma ideia, apesar de não existir dados oficiais, uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2012, apontou que 15 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos (8% da população) e, boa parte deles, também adota a filosofia vegana. Pensando nisso, a ONG Trilobita vem trabalhando o assunto para difundir informações por meio de palestras, eventos e redes sociais.

    Segundo João Rodrigues Filho, vice-presidente da ONG, sensivelmente, a população vegana está aumentando no mundo todo, e o crescimento desse mercado no Brasil, em meio à crise econômico-financeira, é prova disso. “O acesso à informação tem papel fundamental nesse processo, já que racionalizar sobre as implicações éticas, ambientais, sociais e políticas da exploração animal conduzem à sua rejeição”, explica.

    Vantagens do veganismo

    Para Rodrigues, os benefícios desse estilo de vida são vários, até mesmo para a saúde das pessoas, por excluir da alimentação toda a ingestão de gordura animal, hormônios, antibióticos e outras substâncias empregadas na pecuária. “Sem contar que as grandes áreas e quantidade de água e grãos utilizados na criação de animais para a indústria teria papel fundamental para o combate à fome no mundo”, alerta.

    Ele ainda completa que as vantagens também se estenderiam ao planeta e aos animais – que deixariam de ser torturados, mortos e vistos como objetos. “A pecuária é a principal causa de desmatamento, do consumo de água potável e emissão de gases do efeito estufa, constituindo, portanto, um dos principais fatores do aquecimento global”, informa o vice-presidente.

    Um exemplo de quem adotou o veganismo há sete anos é a professora de música e violinista Vanessa Fernandes. Ela conta que se tornou vegetariana aos 12 anos de idade. “Quando deixei de comer carne, minha mãe decidiu consultar um médico e ele me receitou uma dieta com toda substituição de proteína”, relembra. “Para me tornar vegana foi apenas me desapegar do queijo, que ficou fácil perante o horror apresentado em algumas cenas reais que assisti da indústria do leite”, relata.

    Na alimentação, Vanessa diz que as alternativas são infinitas e, por isso, não passa vontade de comer nada, já que hoje existem muitos produtos vegetais, como queijos, presuntos e salsicha. “Tem uma receita nova para cada coisa que se queira fazer, as possibilidades de unir as texturas e sabores dos alimentos são infinitas mesmo. Basta querer e ter vontade de criar”, informa a professora, completando que os benefícios que percebeu na vida foram uma maior consciência e responsabilidade perante as pessoas, o planeta e todos os outros seres.

    Quem também concorda com a professora sobre os benefícios é a Juliana Manson, 24, inspetora de qualidade. “Acho que o melhor é saber que meu prato não contém sofrimento”, informa a vegetariana há oito anos.

    Juliana se lembra que um dia viu seu tio matando um porco e, daquele dia em diante, decidiu não contribuir mais para esse tipo de situação. Para ela, no começo não houve nenhuma dificuldade, pois não gostava muito de carne. Agora, tem como meta se tornar vegana. “Quero me tornar vegana pra poder fazer mais pelos animais; ser vegetariana ainda não é o bastante. Estou me esforçando pra isso”, finaliza.

    Desta forma, para se tornar vegano, do ponto de vista alimentar, é necessário buscar orientação nutricional, e assim, poder disfrutar de todos os benefícios da dieta.

    Atualmente, existe muito material disponível na internet, como receitas e artigos de especialistas. O mercado vegano está em expansão, com diversas opções de produtos que não contém nenhum tipo de componente de origem animal, favorecendo a vida dos adeptos.

    Sobre a ONG

    A ONG Trilobita é uma associação sem fins lucrativos, que visa defender a vida animal. Fundada em Sorocaba no dia 1º de novembro de 2014, dia mundial do veganismo, tem como objetivo atuar através de palestras, projetos e campanhas que orientem a sociedade aos direitos animais. Para contato, a ONG possui o e-mail [email protected], e a página no Facebook, “Trilobita”.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ong-trilobita-alerta-sobre-o-veganismo/236988772

    Informações relacionadas

    Petição - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer contra Qi Sociedade de Crédito Direto

    Marco impõe limites a ONGs

    Julia Benati, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    (Modelo) - Termo de Confissão de Dívida

    Petição Inicial - TJSP - Ação Acão de Reparação de Danos Morais - Procedimento Comum Cível

    Contabilidade do terceiro setor: um mercado amplo e diversificado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)