Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Operadoras não podem cortar celular pós-pago por falta de pagamento

    As operadoras de telefonia móveis estão proibidas de suspender os serviços prestados aos clientes de planos pós-pagos, mesmo nos casos de inadimplência, enquanto durar a pandemia do coronavírus. Foi o que decidiu a 15ª Vara Cível de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ao conceder liminar favorável a uma ação coletiva movida pelo Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor. Por se tratar de questão de amplo alcance, a Justiça gaúcha estendeu a determinação para todo território nacional.

    Além de vetar o corte do serviço, a liminar também determina o restabelecimento da linha daqueles que sofreram interrupção ou suspensão a partir de 20 de março. A decisão beneficia os consumidores da Oi, Vivo, Claro e Tim. Porém, ainda cabe recurso.

    A defensora Patrícia Cardoso, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, destacou que a decisão é de suma relevância para os consumidores de telefonia móvel neste momento de quarentena.

    – Muitas pessoas ficaram desempregadas ou tiveram abrupta redução de seu salário, sem falar nos trabalhadores informais, que perderam suas fontes de renda, o que tem inviabilizado o pagamento de contas. Por esse motivo, teriam de sofrer com a suspensão ou até mesmo o cancelamento do contrato de prestação de serviços de telefonia por causa da inadimplência involuntária. Não é justo que neste período de isolamento social as pessoas fiquem privadas do essencial direito à comunicação – afirmou a defensora.

    Mesmo com a decisão, consumidores inadimplentes poderão ter o serviço de celular cortado no período. Caso isso ocorra, a orientação é que primeiro o consumidor acione o serviço de atendimento ao consumidor de operadora.

    Caso não tenha êxito, o próximo passo é registrar uma reclamação na plataforma CONSUMIDOR.GOV, disponível no site https://www.consumidor.gov.br ou por meio de app de seu celular.

    No Rio de Janeiro, o Nudecon está disponível neste período de quarentena por meio do email: urgenciasnudecon@gmail.com, ou pelo telefone (21) 97174-8547.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações157
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadoras-nao-podem-cortar-celular-pos-pago-por-falta-de-pagamento/828486958

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 2 meses

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO: XXXXX-23.2022.8.09.0134

    Lauro Chamma Correia, Operador de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Tudo sobre seus direitos e deveres, sobre a telefonia móvel

    Exposição de Motivos no CPP

    Rosângela Costa, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Veja todos os prazos que as operadoras de telefonia fixa devem cumprir

    Vinhas Advogados Associados, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A operadora pode cancelar minha linha pré-pago por falta de recarga?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)