Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Opinião / Fatos importantes para uma reflexão sobre a vida no planeta

    Dois fatos de grande importância marcaram o final de março, no Brasil e no Mundo: no domingo, dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água; no sábado, dia 28, governos, empresas e população de todos os países foram convidados a apagar as luzes por uma hora. Simbolicamente, também foram apagadas as luzes de diversos monumentos no mundo, com a finalidade de provocar uma reflexão sobre os problemas do planeta.

    Ambos os fatos enfocam questões preocupantes, que nos envolvem diretamente, não podendo ser relegadas a um plano secundário, como se não nos atingissem no dia a dia. No caso da água, logo nos vêm à mente os problemas que enfrenta o nosso rio Paraíba do Sul e praticamente toda a sua bacia. A ocupação irregular, causada pela especulação imobiliária ou pela exploração equivocada de seus recursos minerais, e a destruição das matas ciliares tornaram a situação quase caótica, com sérios riscos para a população regional.

    Igualmente preocupantes são as práticas degradantes do uso do solo, a destinação indevida do lixo "cuja maior parte poderia ser reciclado", o desmatamento e o uso de agrotóxicos, situações que sabidamente prejudicam o meio ambiente.

    Com relação ao programa Na Hora do Planeta, instituído em 2007 pela Rede WWF, que mobilizou cerca de 2,2 milhões de pessoas em Sydney, na Austrália, e que no ano passado já contou com a participação de mais de 50 milhões de pessoas, em 400 cidades de 35 países, as preocupações se voltam para o aquecimento global e as mudanças climáticas provocadas pela ação destrutiva do homem. É um movimento necessário para despertar e engajar os povos da maioria dos países, que ainda acham que o desastre é algo que está longe de acontecer.

    O Brasil participa pela primeira vez do programa, e no Vale do Paraíba apenas quatro cidades aderiram, entre elas Taubaté, com o toque da sirene do antigo prédio da CTI e o desligamento das luzes do Cristo Redentor. É uma pena que mais cidades não tenham dado atenção à idéia, que, apesar de ser um gesto simples, ganha força pelo seu caráter universal.

    De nossa parte, temos buscado usar nosso poder político para contribuir com a causa ambiental, realizando discussões sobre o assunto, apresentando projetos de lei para reaproveitar ou evitar o desperdício de água e buscando recursos, por exemplo, para diminuir a poluição do rio Paraíba, com a construção de estações de tratamento de esgoto em nossas cidades.

    Estamos também disponíveis para apoiar qualquer iniciativa da comunidade, pois temos consciência da necessidade de agir com rapidez e de forma global e articulada. Afinal, a vida no Planeta pede socorro!

    *Afonso Lobato é deputado estadual pelo Partido Verde.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-fatos-importantes-para-uma-reflexao-sobre-a-vida-no-planeta/986234

    Informações relacionadas

    Priscila Damiani, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Reflexões de uma jovem advogada

    Questões Inteligentes, Administrador
    Notíciashá 9 anos

    Para mudar de vida, basta querer. Veja exemplo de superação

    ADVOCACIA DIGITAL
    Notíciashá 4 anos

    Reflexão: Você tem orgulho das histórias que está construindo?

    ADVOCACIA DIGITAL
    Notíciashá 4 anos

    Se você não sabe qual é sua missão na vida, já tem uma: encontrá-la

    Questões Inteligentes, Administrador
    Notíciashá 8 anos

    Tome uma atitude e tenha sucesso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)