Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Se você não sabe qual é sua missão na vida, já tem uma: encontrá-la

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


Como você acorda todos os dias? Se sente motivado, disposto e feliz por ter mais um dia de vida ou acorda cansado, seguindo no piloto automático, em um estado meio robótico?

A vida é mais do que trabalhar, pagar contas e morrer. Muitas vezes, Carlos Eduardo pensava sobre isso. Sempre tivera bons empregos, com salários suficientes para estudar mais, ajudar sua família e ir aos poucos construindo uma estrutura “material” que lhe parecia com uma boa vida.

Ele já tinha sido mais sonhador, do tipo que gostava daqueles tradicionais comerciais de margarina e imaginava uma família feliz e sorridente, com jardim, café da manhã coletivo, tempo livre e cachorros para brincar.

Mas, com o passar dos anos foi seguindo com seu trabalho. E não que não gostasse dele, mas parecia que lhe faltava alguma coisa. Em alguns momentos, mesmo diante de reconhecimento, salário e benefícios se sentia um pouco vazio. Como uma planta que não está recebendo água e vai murchando dia a dia.

Alguém já se sentiu ou está no momento como Carlos Eduardo?

“Cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não tem uma razão pela qual viver.”

Em 1942, o psiquiatra e neurologista Viktor Frankl, foi preso nos campos de concentração nazistas. Lá, ele atuou como psiquiatra por três anos antes do campo ser liberado. No seu livro “Man’s search for Meaning”, no qual descreve sua experiência nos campos, ele dizia que quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”.

Para ele, o que permitia que muitos sobrevivessem às condições extremas e degradantes dos campos de concentração não estava diretamente relacionado à condição física.

Não eram os mais fortes que sobreviviam, mas os que conseguiam encontrar algum sentido naquele sofrimento: “Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida.”

Ele observou que as pessoas que possuíam um propósito em sua vida, alguém por quem lutar, um trabalho importante a terminar, mesmo naquelas circunstâncias eram mais resistentes aos maus-tratos e mais dispostas a superar àquele período do que as pessoas que não tinham um propósito. “Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.”

“Se percebemos que a vida realmente tem um sentido, percebemos também que somos úteis uns aos outros. Ser um ser humano é trabalhar por algo além de si mesmo.”

Cada vez mais se fala sobre a importância de buscar um propósito ou missão e pesquisas comprovam o quanto melhora o nível de motivação e engajamento das pessoas não somente no trabalho, mas na vida pessoal também. As pessoas vivem com mais saúde e energia.

Ainda assim, para muitos parece muito difícil chegar a um propósito ou muito filosófico e pouco prático. Então como fazer?

Para quem ainda não chegou lá, o que Carlos Eduardo fez, foi mergulhar dentro dele mesmo. Começou a parar e observar as coisas que mais gostava de fazer, como podia ser útil as pessoas e aos ambientes do seu convívio, seus principais valores e foi aos poucos juntando as peças como se fosse um quebra-cabeça.

Quem é você em essência? O que você quer? O que te faz feliz? É ser a melhor mãe, um bom filho, um líder exemplar, ser feliz, fazer feliz, conectar pessoas ...

Carlos Eduardo, sempre gostou de animais e queria ser veterinário. Acabou fazendo outras escolhas de carreira e decidiu que não queria recomeçar novamente, mas que poderia fazer de uma de suas paixões um hobbie ou trabalho voluntário e começou a atuar numa ONG de animais.

Isso pouco a pouco foi deixando ele mais feliz, motivado e dando um sentido para os seus dias, inclusive no atual trabalho.

“Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar ... Apesar de todas as consequências”. Osho

Sua missão não é a sua empresa. Também não é o seu trabalho. E ela vai com você para onde você for, independente do contexto. É a sua essência em algumas palavras. Algo que faça sentido para você, que brilhe seus olhos e que faça vibrar seu coração.

Sua missão é o seu combustível diário.

Minha missão é: “Servir. Com ética, amor e respeito, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas, pessoal e profissionalmente”.

E para você, o que faz sentido?

(Por: Renata Andraus)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Material Completo 2019 - Guia Prático sobre a Restituição de ICMS sobre a fatura de energia elétrica.

✔️ Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

✔️ O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1356
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/se-voce-nao-sabe-qual-e-sua-missao-na-vida-ja-tem-uma-encontra-la/782941277

Informações relacionadas

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 9 anos

Para mudar de vida, basta querer. Veja exemplo de superação

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 8 anos

Tome uma atitude e tenha sucesso

Priscila Damiani, Advogado
Artigoshá 4 anos

Reflexões de uma jovem advogada

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

Reflexão: Você tem orgulho das histórias que está construindo?

Natanael Silva, Advogado
Artigoshá 4 anos

Pastor é uma profissão reconhecida pelo direito?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)