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17 de Junho de 2024

Os 5 principais erros de advogados iniciantes e como evitá-los

Publicado por Central Law
há 5 anos

Para o advogado iniciante, abrir o próprio escritório de advocacia ou ser um advogado autônomo é um sonho. Depois de investir tanto tempo e dinheiro em cursos, materiais de estudo e pensamentos positivos, a melhor recompensa seria uma fila de clientes fazendo voltas no corredor do novo escritório, certo?

Mas, se você já deu os primeiros passos para viver da própria advocacia, deve ter percebido que a realidade é bem diferente. O mercado exige do advogado iniciante conhecimentos de administração, marketing jurídico e empreendedorismo que não são ensinados na faculdade. E, diante de tantas dúvidas, o sonho pode acabar sendo substituído por frustração.

Porém, se você chegou até aqui, não deve ser porque está pensando em desistir, não é mesmo? Que bom. Afinal, o nosso objetivo com este artigo é te encorajar a seguir em frente!

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Erros de advogados iniciantes: Comece sabendo o que não fazer

Por falta de conhecimento e experiência, muitos advogados iniciantes cometem erros comuns, mas que acabam prejudicando a rotina de trabalho e o desenvolvimento do negócio jurídico. Quer um exemplo simples? Não dominar a língua portuguesa e nem ter um conhecimento mínimo em redação.

Esses problemas, aparentemente sem tanta importância, podem acabar fazendo com que petições sejam rejeitadas por falta de coesão e coerência, além de interferirem na qualidade do seu marketing jurídico na internet.

E como dizem que conhecer os erros é parte da solução, listamos os 11 erros de advogados iniciantes mais cometidos, para que você consiga evitá-los ou corrigi-los. Descubra quais são:

1. Achar que a qualidade do atendimento não é importante

A sua relação com os clientes deve ser cuidadosa desde o início. Tenha em mente que a forma como você conduz o primeiro atendimento pode ser definitiva para a continuidade ou o rompimento do relacionamento. Portanto, a excelência no trato com as pessoas deve ser constante, dentro e fora do escritório. Além de contribuir para uma boa imagem profissional e reputação, o bom atendimento diz muito sobre a qualidade da sua advocacia, ajuda a atrair indicações e a fidelizar clientes.

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2. Errar ao comunicar o valor dos seus serviços

Como cobrar honorários é um mistério para muitos advogados iniciantes. Mas, além de descobrir como fazer a cobrança em si, também existe a preocupação de explicar para o cliente o valor dos serviços. O ideal é elaborar o contrato de honorários depois de ouvir o cliente e entender bem o caso.

Na hora de fixar valores, vale usar a tabela da OAB como base e adaptar conforme seu custo fixo mensal, a complexidade da atuação e a hora de trabalho. Informe ao seu cliente o que inclui o serviço e, se for o caso, ressalte que é preciso que ele pague um sinal equivalente a uma porcentagem do valor total para iniciar o trabalho. Parcelar o valor restante é possível e legítimo. Ao entregar o contrato de honorários, peça para que o cliente leia com atenção e se ofereça para esclarecer dúvidas.

3. Perder prazos

Não enviar documentações necessárias nas datas certas pode comprometer gravemente uma ação. Por isso, cumprir prazos processuais é uma obrigação fundamental de profissionais da advocacia. Para evitar que qualquer imprevisto aconteça nesse sentido, é importante ter previsibilidade das suas tarefas (saiba como ter previsibilidade das atividades e não comprometer o prazo processual), registrar tudo que você precisa fazer e usar a agenda jurídica de maneira inteligente.

Além disso, automatizar o processo de busca de andamentos com o auxílio de um software jurídico também é uma solução inteligente para economizar tempo. Com um programa para advogados, você recebe notificações quando seus prazos estão chegando e consegue se organizar melhor para priorizar esses processos. Se você tem dúvidas se essa é a melhor hora para contratar um sistema, confira o nosso artigo sobre o assunto:

4. Esquecer do planejamento

Planejar é prevenir, certo? Por isso, um bom planejamento estratégico para escritórios de advocacia é a melhor maneira de evitar que, na tentativa de fazer tudo ao mesmo tempo, você acabe não conseguindo dar o seu melhor nas tarefas mais importantes. Então planeje bem as conversas que vai ter com clientes, a estratégia para a causa na qual está trabalhando e até as suas idas ao Fórum. Assim, você demonstra profissionalismo e enfrenta cada desafio com confiança.

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Além disso, também é preciso investir em um planejamento de investimentos e estabelecer metas para cada setor da sua atuação: marketing jurídico, atendimento ao cliente, tecnologia, infraestrutura, entre outros. Esse exercício te dará uma visão panorâmica da sua carreira e de onde você quer chegar, o que pode te ajudar a tomar decisões mais embasadas e seguras.

5. Esperar que clientes caiam do céu

Novos clientes não vão cair de paraquedas no seu escritório e os que te procuraram uma vez podem acabar esquecendo de você com o passar do tempo. Por isso, além de investir na captação de novos clientes, preocupe-se também em encontrar formas de fidelizá-los e mantê-los sempre por perto. Vá além do atendimento focado no presente: busque entender também se existem demandas jurídicas que podem aparecer no futuro do seu cliente e de que forma você solucioná-las agora.

Adaptado de: https://www.aurum.com.br/blog/principais-erros-advogados-iniciantes/

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