Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Outra propaganda irregular de Marconi Perillo é alvo de representação

    há 14 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás (PRE/GO) entrou com representação contra o candidato a governador Marconi Perillo, o candidato a deputado federal, Carlos Alberto Lereia e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) por propaganda eleitoral irregular. Um veículo estacionado na porta da empresa Saneamento do Estado de Goiás S.A. (Saneago) foi fotografado na manhã de hoje, 3 de setembro, contendo propaganda irregular favorável aos candidatos. Os adesivos e pinturas ocupavam um espaço superior ao permitido por lei, que é de quatro metros quadrados.

    O automóvel um Pageiro Sport, placa NKU 0278 de Goiânia está registrado no nome de Mauro Henrique Nogueira Barbosa. O proprietário do veículo também é mencionado na representação da PRE/GO. Esta já é a segunda ação contra o candidato Marconi Perillo nesta semana pela prática da mesma irregularidade.

    O MPE/GO constatou que a área total do carro coberta por fotografias e números dos políticos gira em torno de 8,5 metros quadrados. Dessa forma, ocupa mais que o dobro permitido pela legislação eleitoral. Segundo o procurador eleitoral auxiliar Daniel de Resende Salgado, as imagens no veículo têm a nítida finalidade de proporcionar a ampla divulgação dos dados (cores do partido, nome, cargo e número dos candidatos) junto a eleitores.

    Como é possível constatar na fotografia, as laterais e a parte traseira do veículo estão inteiramente cobertas pela propaganda. Tamanho espaço ocupado pelas imagens faz com que elas se assemelhem a um outdoor ambulante o que é proibido. Essa irregularidade fere o princípio de isonomia que deve haver entre todos os candidatos. Segundo o procurador, a continuidade da propaganda afetará a igualdade entre os candidatos, isonomia esta fundamental para a existência de uma eleição legítima.

    Diante disso, a PRE/GO requer que os responsáveis interrompam imediatamente a propaganda irregular, com a retirada das plotagens, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de configurar o delito de desobediência (artigo 347 do Código Eleitoral), multa e apreensão do veículo. A Procuradoria requer ainda a comunicação aos órgãos de trânsito do estado para adotarem providências contra as irregularidades constatadas.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em Goiás

    62 3243 5454 ou 5266

    ascom@prgo.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/outra-propaganda-irregular-de-marconi-perillo-e-alvo-de-representacao/2360706

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)