Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Pagamento por fora.

Vale o risco?

Publicado por Jamila Galdino
há 5 anos

É muito comum, sabemos disso. É aquele dinheirinho extra que o patrão não declara na folha de pagamento, e que o deixa livre dos encargos trabalhistas e tributários. É bom só pro empregador, quer dizer, parece ser bom. Na verdade é ILEGAL, pode gerar uma sanção para a empresa e prejuízo para o trabalhador, na verdade, a sociedade toda perde, pois prejudica o financiamento da seguridade social. O empregado só perde com isso:

As verbas corretas não serão recolhidas, o FGTS será menor, as horas extras também, o possível saque do FGTS também será menor, os adicionais (noturno, insalubridade, periculosidade), 13º, férias, serão todos menores.

Como provar se o valor não foi declarado? A Justiça Trabalhista prima pela palavra do trabalhador, em regra. Extrato bancário, recibos, testemunhas, cheques, tudo pode ser usado como prova. Mesmo que ele tenha aceitado, o risco e problema é do patrão. Quem recebe ou recebeu esse tipo de “salário”pode pedir em juízo o pagamento das mesmas verbas com juros e correção monetária.

Não caia nessa!

  • Sobre o autorDireito de Família
  • Publicações31
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pagamento-por-fora/760030068

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)